segunda-feira, 2 de novembro de 2009

A Bíblia - o que sabemos?

Quem a escreveu?

É difícil dizer quem escreveu a Bíblia uma vez que não há rascunho nem "primeira edição". A partir do início do século XX, os investigadores concordam em dizer que certos livros da Bíblia, muito antigos, foram transmitidos oralmente e, muito tempo depois, postos por escrito. O Êxodo fará parte destes. O seu estilo arcaico e as suas repetições são típicas da tradição oral. Outros, pelo contrário, são "recentes" e foram redigidos directamente. Mas, mesmo entre estes encontram-se, por vezes, contradições, como se copistas meticulosos tivessem colado junto versões diferentes. Por exemplo, o Livro de Samuel apresenta seguidas duas versões diferentes do encontro entre Saul e David.Onde está a versão original?

Não existe uma versão original! As cópias mais antigas que possuímos destas versões remontam ao século X. Há sessenta anos, descobriu-se numa gruta chamada Qumran, na Cisjordânia, perto do Mar Morto, extractos de livros bíblicos inscritos em rolos de papiros cuja idade ultrapasa os dois mil anos. Contudo, isto não nos oferece qualquer indicação sobre os autores ou a data de redacção da Bíblia. O texto que serve de referência nos nossos dias é uma edição estabelecida em função destes diferentes manuscritos.

Em que língua?

A única coisa que temos (quase) certa é que o Antigo Testamento foi escrito em hebraico. Em todo o caso, algumas passagens foram escritas em grego ou em aramaico, seja por terem sido escritas nessas línguas, seja por terem sido traduzidas em grego e o original hebraico se perdeu.
Já o Novo Testamento foi inteiramente redigido em grego. Como os seus redactores queriam chegar ao maior número possível de pessoas, escolheram esta língua, que era a mais falada no mundo antigo. Entre o século II e o III, sábios judeus, os massoretas, editaram o texto em hebraico, juntando-lhe vogais (o alfabeto hebraico não assinalava as voais, razão pela qual o sentido de certas passagens nem sempre é claro). As cópias mais antigas que possuímos remontam ao século X.


Uma grande Biblioteca

Tudo se passa como se os hebreus tivessem reunido, ao longo dos tempos, livros e histórias num só livro, que seria como uma grande biblioteca. Aliás, é esse o significado da palavra "Bíblia", que vem do grego ta biblia, "os livros". Contudo, é mais do que uma biblioteca em que os livros se dispõem simplesmente ao lado uns dos outros. Porque esses livros repercutem-se uns nos outros, através de dados históricos, de números simbólicos, de termos carregados de todo o significado que tinham neste ou naquele livro.

Sem comentários: