quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Domingo XXXII do Tempo Comum

A liturgia deste dia faz notar que é necessário o contributo de todos para fazer avançar a humanidade no caminho da salvação.

A primeira leitura (1 Reis 17, 10-16) conta-nos o episódio da viúva de Sarepta, quase um “milagre da multiplicação dos pães”. Com a fé de Elias e a generosidade da viúva, o Senhor dá uma lição ao povo rebelde e infiel.

A segunda leitura (Hebr 9, 24-28) ensina-nos que a salvação não é algo estático e realizado. Pelo contrário, o caminho para a salvação exige todo um processo de transformação no comportamento da humanidade e do indivíduo.

O Evangelho (Mc 12, 38-44) explica-nos que aos olhos de Deus não contam as acções em si, mas o espírito que as domina. Jesus Cristo insurge-se contra a falsidade de quem ostenta o que oferece, elogiando a esmola da viúva, modesta no seu valor, mas maior no seu significado.

Nestes tempos de dificuldade económica em que vivemos, saibamos nós, cristãos, fazer uso da nossa generosidade e converter os outros pelas nossas acções, mais do que pelas simples palavras, também necessárias, mas nem sempre suficientes. Cristo precisa das nossas mãos!

2 comentários:

Anónimo disse...

Olá. Espero não ser inconveniente, mas seria mais interessante se o blog tivesse como música de fundo um tema do grupo coral do Ferro. Se existe material da casa porquê jogar com o alheio? Divulgem-se!!

Hélder Caetano disse...

A música de fundo do blog vai mudando várias vezes... Mas posso afirmar que já esteve com alguns cânticos do Grupo Cantar em Sol Maior do Ferro.

Mas temos que ir variando também...