segunda-feira, 30 de novembro de 2009

A Palavra Cria

No princípio, Deus criou o céu e a terra. A terra era informe e vazia, as trevas cobriam o abismo e o sopro de Deus pairava sobre as águas.

Deus disse: "Faça-se a luz." E a luz fez-se. Deus viu que a luz era boa, e Deus separou a luz das trevas. Deus chamou à luz "dia", e às trevas "noite". Aconteceu uma tarde, e aconteceu uma manhã: foi o primeiro dia.

E Deus disse: "Que haja um firmamento no meio das águas, e que ele separe as águas." Deus fez o firmamento e separou as águas que estavam sob o firmamento das que estavam por baixo do firmamento. E assim foi. Deus chamou ao firmamento "céu". Aconteceu uma tarde, e aconteceu uma manhã: foi o segundo dia.

E Deus disse: "Reúnam-se as águas que estão debaixo dos céus num só lugar, para aparecer terra firme." E assim foi. Deus chamou à terra firme "terra" e à massa das águas "mar". E Deus viu que isso era bom.

Deus disse: "Que a terra produza ervas, plantas que tenham sementes e árvores de fruto que dêem frutos contendo semente, segundo a sua espécie." E assim foi. A terra produziu a erva, plantas com sementes e árvores de fruto que deram frutos contendo sementes, segundo a sua espécie. E Deus viu que isso era bom. Aconteceu uma tarde, aconteceu uma manhã: foi o terceiro dia.

E Deus disse: "Haja luminários no firmamento dos céus para separar o dia da noite; que sirvam de sinais para marcar as festas, os dias e os anos; e que eles sejam, no firmamento dos céus, as luminárias que vão iluminar a terra." E assim foi. Deus fez duas grandes luminárias: a maior para reinar sobre o dia, a menor para reinar sobre a noite; também fez as estrelas. Deus colocou-as no firmamento dos céus para iluminar a terra, para reinar sobre o dia e sobre a noite, para separar a luz das trevas. E Deus viu que isso era bom. Aconteceu uma tarde, aconteceu uma manhã: foi o quarto dia.

E Deus disse: "Que as águas sejam habitadas por uma profusão de seres vivos, e que as aves voem sobre a terra, sob o firmamento dos céus." Deus criou, segundo a sua espécie, os grandes monstros marinhos, todos os seres vivos que se movem nas águas, e todas as aves, segundo a sua espécie. E Deus viu que isso era bom. Deus abençoou-os e disse estas palavras: "Sede fecundos e multiplicai-vos, enchei os mares, que as aves se multipliquem sobre a terra." Aconteceu uma tarde, aconteceu uma manhã: foi o quinto dia.

E Deus disse: "Que a terra produza seres vivos segundo a sua espécie, animais domésticos, répteis e animais ferozes, segundo a sua espécie." E assim foi. Deus fez os animais selvagens segundo a sua espécie, os animais domésticos segundo a sua espécie e os répteis segundo a sua espécie. E Deus viu que isso era bom. Deus disse: "Façamos o homem à nossa imagem, à nossa semelhança. Que ele seja senhor dos peixes do mar, das aves do céu, dos animais domésticos, de todos os animais selvagens, e de todos os répteis que rastejam sobre a terra." Deus criou o homem, à sua imagem, à imagem de Deus o criou, ele os criou homem e mulher. Deus abençoou-os e disse-lhes: "Sede fecundos e multiplicai-vos, enchei a terra e dominai-a. Sede os senhores dos peixes do mar, das aves do céu, e de todos os animais que se movem sobre a terra." Deus disse ainda: "Dou-vos todas as plantas que têm semente sobre a face da terra, e toda a árvore cujo fruto transporta uma semente: isso será o vosso alimento. Aos animais selvagens, às aves do céu, a tudo o que se move sobre a terra e que tem sopro de vida, dou como alimento toda a erva verde." E assim foi. E Deus viu tudo o que tinha feito: era muito bom. Aconteceu uma tarde, aconteceu uma manhã: foi o sexto dia.

Assim foram feitos o céu e a terra e todo o seu conjunto. No sétimo dia, Deus tinha concluído a sua obra. Ele repousou, no sétimo dia, de toda a obra que tinha feito. E Deus abençoou o sétimo dia: fez dele um dia sagrado porque, nesse dia, ele repousara de toda a obra de criação que tinha feito. Esta é a origem do céu e da terra, quando foram criados. (Gn 1, 1-31; Gn 2, 1-4)


Que princípio é este?
Em hebraico, a primeira palavra da Bíblia significa "num princípio" mas também "cabeça", o que implica a ideia de excelência ou de modelo, como se diz de um aluno que é o primeiro da sua turma. Assim, este princípio é muito importante. Os autores do Génesis não falam nem do começo do tempo, do primeiríssimo instante, nem do começo absoluto de todas as coisas. Para eles, este começo ou princípio, é o momento em que Deus decide criar.

A Força da Palavara
Para as civilizações vizinhas, mas antigas do que a Bíblia (mesopotâmica ou egípcia), a criação do mundo tem a ver, sobretudo, com um deus artesão e com algumas divindades que deviam combater as forças do caos. Encontra-se também o cenário de um parto resultante da união sexual dos deuses.
A narrativa bíblica guardou certos traços dos dois primeiros cenários, mas distingue-se pela insistência no facto de que Deus criou pela palavra: «Deus disse... e fez-se luz.» Os seis dias da narrativa da criaçção distinguem-se pelas "dez palvras" que Deus pronuncia para criar e organizar o mundo.

O Firmamento - Os antigos hebreus representavam a Terra como um disco plano, protegido por uma semi-esfera sólida: céu ou firmamento. Esta abóbada é iluminada por astros e rasgada por aberturas para deixar passar a chuva, o granizo , a neve.

Luminários - É o nome dos astros: estrelas, planetas, cometas. Na época bíblica, numerosos povos prestam um verdadeiro culto ao Sol ou à Lua. Contudo, os autores da Bíblia lançaram uma ideia nova: os atros não são divindades. Fazem parte da Criação, como o Céu e a Terra.

O Homem na Natureza
A criação do universo aparece, em toda a sua diversidade, como uma obra planificada e ordenada por Deus. Para coroar esta obra, deus cria o ser humano e confia-lhe o acompanhamento das coisas e o pleno desenvolvimento dos recursos do universo e da natureza. O ser humano está ligado, desde a sua criação, a este universo e à natureza que o rodeia, devendo agir em interacção com eles. A sua responsabilidade é grande, e ele deve exercê-la no prolongamento do gesto criador de Deus, para que a vida se multiplique e para que, transformando a natureza, possa contribuir para embelezar o universo.

Nós somos o espelho de Deus?
A palavra "imagem" tem o sentido de "representação", "efígie". A Bíblia emprega esta palavra a propósito dos reis que fazem erigir uma estátua em sua honra. Deus agiu como esses reis: mas, para se representar, escolheu o ser humano, livre e responsável, e não uma estátua imóvel, sem alma. Assim, Deus torna-se mais familiar, mais humano. Isto significa ainda que, no mais profundo do homem, há alguma coisa de divino. Mas atençção: para os autores da Bíblia, o homem não é Deus! Eles afirmam simplesmente que, naquilo que o homem tem de melhor, podemos encontrar a melhor imagem de Deus.

O sétimo dia, Dia Sagrado
Depois de ter criado o mundo em seis dias, Deus repousou um dia inteiro. Primeiro a civilização judaica, depois a cristã retomaram esta frase da Bíblia para organizar a sua própria vida e ritmar o tempo. Os judeus param de trabalhar ao sábado, dia do sabbat, enquanto os cristãos escolheram o domingo para celebrar Deus, em memória da ressurreição de Cristo.

Sem comentários: