domingo, 12 de outubro de 2008

Encontro Musical no Ferro

No dia 11 de Outubro de 2008 o grupo “Cantar em Sol Maior” organizou um Encontro Musical. O evento decorreu durante a tarde, no salão da Casa do Povo do Ferro.
Estiveram presentes quatro grupos, com características distintas, o que possibilitou um concerto com variedade ao nível do estilo musical: sacro, popular, clássico, tradicional, entre outros.


O grupo da casa abriu o espectáculo, interpretando os temas: “Deus está aqui”, “Há um barco”, “O auxílio virá do Senhor”, “Descalcei as sandálias”, “Ser um farol”, e o já conhecido “Momentos”, segundo esta sequência. Embora com pouca experiência em palco, o grupo conta já com algumas participações em encontros e vai-se desenvolvendo também neste sentido.


O Coro da Universidade de Lisboa para a Terceira Idade (ULTI), presidido pela Dr.ª Emília de Noronha e dirigido por António Pedro Cipriano, é um espaço de integração para todos aqueles que estejam já reformados ou em fase de aposentação. Interpretou os temas: “No mar imenso”, “Ó Rama”, “Queda do Império”, “La Montanara”, “Panis Angelicus” e “Hino da Alegria”.


A Tocata do Rancho Folclórico da Associação Centro Social do Sagrado Coração de Maria do Ferro, que tem vindo a divulgar cantigas de romaria e de trabalho tradicionais, foi também muito apreciada neste encontro, com as modas: “Coração de Maria”, “Dobadeira”, “Tecedeira Briosa”, “Ceifeira” e “Doce Neblina”.


Por fim, o Grupo Coral Jubilate, proveniente do Concelho de Amadora, também dirigido por António Pedro Cipriano e com o Sr. Francisco César como presidente da direcção, interpretou: “O milho da nossa terra”, “Fui ao mar à laranja”, “Canção da Vindima”, “A Senhora d’Aires”, “Estrela d’Alva”, “Ilhas de Bruma”, “Lord I want”, “Acordai” e “Ave Maria”, terminando com chave de ouro ao apresentar “Coro dos Escravos” em conjunto com o Coro da ULTI.


Nesse mesmo dia, a Eucaristia contou com uma participação especial do grupo “Cantar em Sol Maior” e do Coro Paroquial da Venda Nova (Amadora) que, em conjunto, dinamizaram a Liturgia, na Igreja Paroquial do Ferro. No final, António Pedro Cipriano, que dirigiu os cânticos da celebração, ofereceu ao Sr. Padre Manuel um quadro com a imagem de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, como símbolo de amizade entre a Paróquia do Ferro e a Paróquia da Venda Nova.


O Encontro terminou com um jantar convívio entre todos os grupos participantes, no salão da Associação Centro Social do Sagrado Coração de Maria do Ferro.

Em meu nome pessoal e em representação do grupo, agradeço a todos aqueles que se disponibilizaram para ajudar e apoiar esta nossa iniciativa:
- ao Sr. Paulo Tourais, presidente da Junta de Freguesia do Ferro, que contribuiu com parte das despesas necessárias à realização do encontro, que ofereceu lembranças aos dois coros visitantes, e que nos honrou com a sua presença;
- ao Sr. José Robalo, presidente da Casa do Povo do Ferro, que cedeu as instalações para o concerto e mostrou uma enorme disponibilidade para acompanhar este evento;
- ao Sr. Eng. João Xavier, enquanto presidente da Associação Centro Social Sagrado Coração de Maria do Ferro, que cedeu as instalações para a realização do jantar convívio, que colaborou com parte dos géneros para esse jantar e com algumas ofertas aos visitantes, e ainda enquanto grande colaborador do grupo desde a sua formação, por todo o apoio que nos tem dado, o que tem permitido ajudar o grupo a crescer;
- ao Sr. José Martins, ao Bruno Fatela e ao Daniel Trindade, por todo o apoio prestado no sistema de som e imagem;
- ao Sr. Padre Manuel Domingos, pela sua presença no Encontro, pelo ânimo que colocou na Eucaristia, e pelo apoio que sempre deu ao grupo ao longo destes anos;
- ao Pedro Cipriano, pela ideia, pela interligação entre todos, e por mais uma vez ter possibilitado ao grupo a oportunidade de convivermos com outros coros, de crescermos e de nos fortalecermos.

Não é possível mencionar todos os amigos do grupo, mas são muitos os que nos têm ajudado, seja pelas palavras de ânimo, pelas críticas, ou simplesmente pela sua presença nas actividades que o grupo organiza. Um grande bem-haja a todos!

Mais uma vez, o grupo “Cantar em Sol Maior” levou a sua mensagem aos outros, desta vez promovendo um Encontro Musical. Seja pela arte, pela cultura, ou pelo simples convívio e confraternização, foi algo de muito positivo para nós, e esperamos que também para a Vila do Ferro.

Filomena Xavier

Consulte no Blog Vila do Ferro uma reportagem mais completa do Encontro Musical no Ferro, com fotografias e vídeos.

4 comentários:

Anónimo disse...

Parabens por mais este evento bem sucesido.
Continuação de muito sucesso.

Jorge Cunha disse...

Não tive oportunidade de assistir ao Encontro de Coros, durante a tarde, mas pelo que ouvi falar foi muito bom.
Gostei muito de ouvir os coros "Cantar em Sol Maior" e "Coro Paroquial da Venda Nova" cantarem em conjunto na eucaristia.
Vimos que, quando há vontades a puxar para o mesmo lado, tudo é possível.
Parabéns aos Coros participantes e em especial ao coro "Cantar em Sol Maior" que, mais uma vez, através do seu empenho, nos brindou com esta iniciativa, que muito contribuir para levar o nome da nossa terra e do que por cá se faz para paragens mais longíquas.
Parabéns a todos.

danitri.® disse...

Parabéns ao Grupo Coral “Cantar em Sol Maior”, por mais esta excelente iniciativa, que protagonizou a todos os que se dirigiram ao Salão da Casa do Povo, uma excelente tarde de Cultura. Parabéns a todos os Grupos, que mais iniciativas desta natureza se venham a concretizar.

Tiago Matos disse...

Parabéns a todos os envolvidos na realização desta bela iniciativa.
Esperamos mais iniciativas destas e continuação de muito sucesso ao coro da nossa terra " Cantar em Sol Maior".