quinta-feira, 23 de outubro de 2008

26-10-2008 - Domingo XXX do Tempo Comum

Amarás o Senhor teu Deus e o próximo como a ti mesmo

Naquele tempo, os fariseus, ouvindo dizer que Jesus tinha feito calar os saduceus, reuniram-se em grupo, e um doutor da Lei perguntou a Jesus, para O experimentar: «Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?» Jesus respondeu: «"Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma e com todo o teu espírito". Este é o maior e o primeiro mandamento, o segundo, porém, é semelhante a este: "Amarás o teu próximo como a ti mesmo". Nestes dois mandamentos se resumem toda a Lei e os Profetas». (Mt 22, 34-40)


Na primeira leitura deste dia, encontramos um grupo de leis referentes aos deveres para com o próximo necessitado: os estrangeiros, as viúvas, os órfãos e os devedores... Já no Antigo Testamento, o Amor ao próximo era visto em relação a Deus, como respeito à sua lei e como reflexo do seu amor para com os homens. Mas é, sobretudo, no Novo Testamento que é iluminado e aperfeiçoado pela doutrina de Jesus, como se pode ver neste Evangelho. Jesus resume toda a revelação de Deus no Amor: Amor a Deus e aos irmãos.
À questão: "Qual é o maior dos mandamentos?", Jesus responde buscando fundamentação em duas passagens do Antigo Testamento: "Amarás o Senhor teu Deus" (Dt 6, 5) e "Amarás o teu próximo como a ti mesmo" (Lv 19, 18). Esses dois mandamentos já eram conhecidos, mas a originalidade deste ensinamento está em aproximá-los um do outro. Portanto, não são dois mandamentos diversos, mas duas faces da mesma moeda.
O importante, para Jesus, não é definir qual o mandamento mais importante, mas encontrar a raíz de todos os mandamentos: o amor a Deus e o amor ao próximo. A Lei e os Profetas são apenas comentários a estes dois mandamentos. O amor a Deus é fonte de serviço ao próximo e o amor ao próximo deve ser expressão concreta do nosso grande amor a Deus.

Na Missa Vespertina deste dia será celebrada a Festa do Acolhimento, simbolizando o receber dos catecúmenos mais novos na nossa comunidade paroquial. Que saibamos acolher estas crianças na nossa Igreja e acompanhar o seu crescimento na Fé e no Amor de Deus.

Nesta data celebramos também a Festa do Coração de Jesus. Precisamos de aprender com o Coração de Jesus. Precisamos de ter um coração onde haja lugar para todos. Não podemos ficar instalados com o mal do mundo. Hoje, a Igreja tem de falar mais ao coração do homem. Temos que abrir as portas do nosso coração e deixar Jesus entrar.

Sem comentários: