segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Encontro Musical no Ferro


No próximo sábado, dia 11, irá realizar-se um Encontro Musical no Ferro, pelas 16 horas, no Salão da Casa do Povo do Ferro, organizado pelo grupo “Cantar em Sol Maior”, com o apoio da Junta de Freguesia do Ferro, da Casa do Povo do Ferro e da Associação Centro Social do Sagrado Coração de Maria do Ferro.

Neste evento irão participar os seguintes grupos:
* Cantar em Sol Maior – Ferro
* Coro da ULTI – Lisboa
* Rancho Folclórico da ACSSCM – Ferro
* Grupo Coral Jubilate – Amadora

De seguida fica um pequeno historial de cada um dos grupos.

O grupo “Cantar em Sol Maior” iniciou a sua actividade a 21 de Setembro de 1999.
Dedica-se essencialmente a actividades de canto religioso na paróquia, dinamizando uma Eucaristia semanal, participando em festas da Catequese e outras celebrações familiares ou comunitárias. Conta já com a participação em alguns festivais locais e até mesmo fora da região. No fundo, coloca o dom da voz ao serviço recreativo, cultural e social.
O grupo nunca teve propriamente um maestro, mas foi evoluindo sob a orientação de alguns dos seus elementos que receberam formação musical em diversas áreas.
É maioritariamente constituído por jovens, essencialmente no que concerne ao espírito do que canta: música religiosa juvenil.

O Coro da ULTI (Universidade de Lisboa para a Terceira Idade) conta com vinte anos de existência. Teve como primeiro maestro o notável músico Joaquim Alves.
Além de ter como principal objectivo a divulgação musical (popular e sacra), o Coro da ULTI procura, igualmente, ser um espaço de integração para todos aqueles que estejam já reformados ou em fase de aposentação.
É dirigido, desde Setembro de 2004, por António Pedro Cipriano. Com 29 anos, natural de Lisboa, iniciou os seus estudos musicais na Venda Nova, Amadora, na vertente de órgão, onde mais tarde leccionou teoria musical, prática de teclado e história da música. Actualmente dirige, para além deste coro, o Grupo Coral Jubilate (também presente neste encontro) e o Coro da Junta de Freguesia de S. Cristóvão e S. Lourenço, em Lisboa. É ainda organista e responsável pelo Coro Paroquial da Venda Nova. No entanto, para António Pedro Cipriano, a música constitui uma actividade extra, uma vez que é licenciado em Ciência Política, a concluir mestrado, e lecciona na Universidade Aberta de Lisboa.

Fundado a 6 de Janeiro de 1995, o Rancho Folclórico inseriu-se na Associação Centro Social do Sagrado Coração de Maria do Ferro em 1997.
O grupo baseia-se em várias recolhas dos usos e costumes tradicionais na Freguesia do Ferro, tentando preservá-los e dá-los a conhecer. Assim, mostra aos mais novos um pouco do que era a vida dos seus antepassados, tanto no amanho das terras como nas festas e romarias. Os trajes tentam representar o vestuário antigo.
O Rancho tem evoluído sobre a direcção técnica de Maria de Lurdes do Rosário, conhecedora das tradições do Ferro. Tem representado em vários pontos do país, e até mesmo em terras estrangeiras, como Espanha e França.
Neste Encontro Musical temos oportunidade de ouvir a Tocata do Rancho, interpretando temas populares acompanhados de instrumentos, também eles representativos dos outrora utilizados.

O Grupo Coral Jubilate foi constituído a 9 de Outubro de 1989, por iniciativa de um grupo de residentes do concelho da Amadora. Visa predominantemente a divulgação musical, quer de música tradicional portuguesa, quer de peças sacras. Tem também um repertório de peças alusivas ao Natal. Em alguns concertos, o coro é acompanhado por instrumentos de sopro.
Tem actuado em diversos locais por todo o país, e tem também organizado e participado em variados Encontros de Coros, colaborando assiduamente com a Câmara Municipal da Amadora. Destaca-se a gravação de algumas peças musicais para a colecção “Os Melhores Coros da Região de Lisboa”, em 1997, e a participação num programa da RTP Internacional “Jardim das Estrelas”, em 1998.
O Grupo Coral Jubilate é dirigido, desde Março de 2004, pelo maestro António Pedro Cipriano.

No próximo sábado, dia 11, desloque-se ao Salão da Casa do Povo do Ferro, pelas 16 horas, e venha assistir à actuação destes grupos.
Nesse mesmo dia, a Missa será dinamizada pelo grupo “Cantar em Sol Maior”, como habitualmente, mas desta vez em conjunto com o Coro Paroquial da Venda Nova. Não deixe de participar nesta celebração, às 20 horas, na Igreja Paroquial do Ferro.

1 comentário:

danitri.® disse...

Uma grande e louvável iniciativa a ser realizada na Vila do Ferro. Mais uma vez, a ser organizado pelo Coro “Cantar em Sol Maior”. Parabéns.