terça-feira, 28 de outubro de 2014

Catequese numa pergunta!

PARA QUE ESTAMOS NO MUNDO?


Estamos no mundo para conhecer e amar Deus, para fazer o bem segundo a Sua vontade e um dia ir para o céu.

Ser pessoa humana significa vir de Deus e ir para Deus. Nós vimos de mais longe que dos nossos pais. Nós vimos de Deus, do qual provém toda a felicidade do Céu e da Terra, e somos esperados a Sua eterna e ilimitada bem-aventurança. Entretanto, vivemos neste mundo. De vez em quando, sentimos a proximidade do nosso Criador; frequentemente, não sentimos mesmo nada. Para encontrarmos o caminho para casa, Deus enviou-nos o Seu Filho, que nos libertou do pecado, nos salvou de todo o mal e nos conduz infalivelmente à verdadeira Vida. Ele é «o Caminho, a Verdade e a Vida». (Jo 14,6)

Deus quer que todos se salvem e cheguem ao conhecimento da Verdade.

Deus é amor (1Jo 4, 16b) e "A medida do amor é amar sem medida" - São Francisco de Sales (1567-1622). "O amor é a alegria pelo bem; o bem é o único fundamento do amor. Amar significa querer fazer bem a alguém:" - São Tomás de Aquino (1225-1274).

4 comentários:

Anónimo disse...

Boa pergunta!
A Filosofia é uma área que estuda, de uma forma aberta e geral, vários problemas.
Existem três grandes questões na Filosofia: Quem somos? De onde vimos? Para onde vamos?
As respostas dependem de cada pessoa, porém, através da explicação á pergunta publicada ("Para que estamos no mundo?") podemos desta forma tentar responder:
Quem somos? Seguidores que pretendem conhecer e amar Deus fazendo o bem.
De onde vimos? De Deus.
Para onde vamos? Para o céu, segundo a Sua vontade.
Ass.: Tatiana Aparício (10º ano)

Anónimo disse...

Ser pessoa humana significa vir de Deus e ir para Deus. Nós vimos de mais longe que dos nossos pais. Nós vimos de Deus, do qual provém toda felicidade do Céu e da Terra, e somos esperados na Sua eterna e ilimitada bem-aventurança. Entretanto, vivemos neste mundo. de vez em quando, sentimos a proximidade do nosso Criador; frequentemente não sentimos mesmo nada. Para encontrarmos o caminho pra casa, Deus enviou-nos o Seu Filho, que nos libertou do pecado, nos salvou de todo mal e nos conduz infalivelmente À verdadeira Vida. Ele é o Caminho, a verdade e a Vida. (Jo14,6)

Penso que o excerto em cima explica tudo.

Vivemos para deus e de deus vimos

ASS: Juliana Carrola (10ºano)

Helder Caetano disse...

Diz a Tatiana que somos "Seguidores que pretendem conhecer e amar Deus fazendo o bem."

Concordo!
Deus colocou no nosso coração um desejo: procurá-l'O e encontrá-l'O. Santo Agostinho diz: «Tu criaste-nos para TI e o nosso coração está inquieto até encontrar o descanso em ti.»

A fonte da alegria cristã é esta consciência de ser amado por Deus, de ser pessoalmente amado pelo nosso Criador, com amor apaixonado e fiel, um amor que é amor que a nossa infidelidade e os nosso pecados, uma amor que perdoa.

Deus é amor e quer o nosso bem e a nossa felicidade... mas será que nos lembramos de Deus ao longo do nosso dia?? Será que respeitamos o mandamento que Jesus Cristo nos deixou: "Amai-vos uns aos outros como Eu vos amei"?

Anónimo disse...

Penso que realmente, apenas nos lembramos de Deus no nosso dia-a-dia quando passamos por situações difíceis, quando surgem obstáculos no nosso caminho sendo a Ele que recorremos.
No que diz respeito ao mandamento, estou de acordo com o facto de não o respeitarmos pois cada vez mais vivemos num mundo de diferenciação deixando muito á quem os nossos "deveres a cumprir" como cristãos.
Ass.: Tatiana Aparício (10º ano)