quarta-feira, 8 de outubro de 2014

CATEQUESE - FESTA DO ACOLHIMENTO (11 de Outubro)

Recordamos que já tiveram início no passado sábado, dia 4 de Outubro, as actividades da Catequese Paroquial do Ferro.

Mas o que é a Catequese?

Quando se fala em catequese, muitos pensam que a catequese se limita a preparar as crianças para a Primeira Eucaristia ou para o Crisma.

Engana-se quem acha que catequese é o mesmo que “dar catecismo”. A catequese faz parte da acção evangelizadora da Igreja que envolve aqueles que aderem a Jesus Cristo.
Catequese é o ensinamento essencial da fé, não apenas da doutrina, como também na vida, levando a uma consciente e activa participação do mistério litúrgico e irradiando uma acção apostólica.

A catequese é um processo de educação da fé:

- em comunidade – porque é algo que vai se realizando aos poucos, num caminhar em comunidade, em busca de uma sociedade fraterna e justa.
- é dinâmica – porque está sempre atenta às situações históricas e sociais de nossa realidade.
- é sistemática – porque organiza uma programação para facilitar o conhecimento das verdades da fé, da Palavra de Deus e do Magistério da Igreja.
- é permanente – porque passa por todas as etapas e por todas as faixas de idade.


A Catequese é:
· a missão primordial da Igreja, que nasce da fé e se desenvolve na catequese permanente;
· uma missão que enriquece a quem a desempenha pois quando catequizamos, nós somos os primeiros catequizados.
· um anúncio e serviço para procurar um vivo contacto com Jesus Cristo.

A catequese tem como tarefa a iniciação global e sistemática da fé. Por meio da catequese é assimilada a doutrina e as verdades da fé que levam a um contacto vivo com Cristo, tanto na dimensão pessoal como na dimensão da comunidade cristã. Não é algo improvisado, mas tem um programa completo, integral e aberto a todos os aspectos da vida cristã.

Vamos, como Comunidade Paroquial que somos, acolher cheios de alegria na Eucaristia do próximo sábado, dia 11 de Outubro, as nossas crianças e jovens que frequentam a Catequese Paroquial do Ferro.

Fica o convite para que todos participem!

2 comentários:

Beatriz Mateus(8ºano) disse...

Concordo plenamente!

Anónimo disse...

Concordo!
Na minha opinião, nem todas as pessoas sabem o que realmente a catequese significa nem quais são os seus verdadeiros objetivos para com as crianças que aqui iniciam o seu percurso para a vida cristã.
Ass.: Tatiana Aparício (10º ano)