quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Domingo XXXII do Tempo Comum


A liturgia deste dia faz notar que é necessário o contributo de todos para fazer avançar a humanidade no caminho da salvação.

A primeira leitura (1 Reis 17, 10-16) conta-nos o episódio da viúva de Sarepta, quase um “milagre da multiplicação dos pães”. Com a fé de Elias e a generosidade da viúva, o Senhor dá uma lição ao povo rebelde e infiel.

A segunda leitura (Hebr 9, 24-28) ensina-nos que a salvação não é algo estático e realizado. Pelo contrário, o caminho para a salvação exige todo um processo de transformação no comportamento da humanidade e do indivíduo.

O Evangelho (Mc 12, 38-44) explica-nos que aos olhos de Deus não contam as acções em si, mas o espírito que as domina. Jesus Cristo insurge-se contra a falsidade de quem ostenta o que oferece, elogiando a esmola da viúva, modesta no seu valor, mas maior no seu significado.

Nestes tempos de dificuldade económica em que vivemos, saibamos nós, cristãos, fazer uso da nossa generosidade e converter os outros pelas nossas acções, mais do que pelas simples palavras, também necessárias, mas nem sempre suficientes. Cristo precisa das nossas mãos!


Sem comentários: