quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo


A liturgia deste último domingo do Ano Litúrgico, neste ano em que seguimos o Ano B, comemora a Festa de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo.

Na primeira leitura (Dan 7, 13-14) surge-nos a imagem do Messias enquanto Rei, Sacerdote e Profeta. Anuncia-se o Reino de Deus, que um dia chegará, libertando o povo do exílio.

Na segunda leitura (Ap 1, 5-8) São João procura transmitir um certo optimismo e confiança ao povo, perseguido na época pelo imperador Diocleciano, para que não se deixem os cristãos confundir no meio do sofrimento: Cristo é o princípio e o fim.

No Evangelho (Jo 18, 33b-37) Jesus Cristo assume-se como Rei diante de Pilatos, um Rei não deste mundo, mas de um povo universal, onde todos os homens de boa vontade têm lugar. A Sua realeza é diferente daquela que a multidão Lhe pretende atribuir, pois o triunfalismo não o seduz.

Ao terminar este ano litúrgico, pensemos no reinado que Jesus Cristo os propõe. A realeza de Cristo reflecte-se na Igreja, não no seu esplendor e poderio social, mas na vivência da justiça e da caridade.


Sem comentários: