quinta-feira, 24 de junho de 2010

Domingo XIII do Tempo Comum


A liturgia deste dia lembra-nos a importância da nossa libertação por Cristo, na qual somos chamados a cumprir a sua vontade, sem que nada nos impeça.

Na primeira leitura (1 Reis 19, 16b.19-21) o Senhor diz a Elias para chamar Eliseu, a fim de o seguir. Este é o sinal da caminhada de Jesus para a Paixão: já nesta época Ele insistia na necessidade de O seguir, sem hesitações, aquando da chamada.

A segunda leitura (Gal 5, 1.13-18), na mensagem de S. Paulo, vem lembrar-nos que vivemos livres graças a Cristo. Esta liberdade que nos ofereceu é verdadeira, no sentido de vivermos no Seu amor, que se há-de manifestar na caridade para com o próximo. Não devemos, portanto, satisfazer os desejos da carne, mas sim os do Espírito.

O Evangelho (Lc 9, 51-62) diz-nos como devemos responder ao apelo de seguir Jesus. Seja qual for a situação de cada um, só há uma atitude certa: seguir o Senhor, como fez Eliseu quando Elias o chamou, como fez S. Paulo e os outros Apóstolos, e todos aqueles, que, um dia chamados, souberam escutar a sua voz.

Responder ao apelo de Jesus Cristo, que nos chama, faz parte da nossa condição de cristãos. Chamará cada um de nós a segui-l'O de formas diferentes, colocando os nossos dons ao serviço do Senhor. E saberemos assim que Ele está connosco.

Sem comentários: