sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

A Pregação de João Baptista

O povo perguntava a João Baptista: «Que devemos então fazer?» E ele respondia: «O que tem duas camisas deve dar uma a quem não tem nenhuma, e o que tiver comida, reparta-a com os outros.»

Também lá foram cobradores de impostos para serem baptizados e perguntaram a João: «Mestre, que devemos nós fazer?» E ele respondeu: «Não cobrem mais do que vos mandaram.»

Houve também soldados que lhe perguntaram: «E nós, que devemos fazer?» João respondeu: «Não roubem a ninguém usando a força ou fazendo falsas acusações, mas contentem-se com o que ganham.»

O povo começou a suspeitar, e todos perguntavam a si próprios se João não seria o Messias. Mas ele explicou a todos: «Eu baptizo-vos com água, mas está a chegar quem tem mais autoridade do que eu, e a esse eu nem sequer mereço a honra de lhe desatar as correias das sandálias. Ele há-de baptizar-vos com o Espírito Santo e com fogo. Tem nas mãos a pá para separar, na eira, o trigo da palha. Guardará o trigo no seu celeiro e queimará a palha numa fogueira que não se apaga.»

Era com estas e outras exortações que João Baptista anunciava ao povo a Boa Nova. (Lc 3, 10-18)

Sem comentários: