quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Todos os Santos

O objectivo dessa festa é homenagear Todos os Santos e apresentar o ideal da santidade, como possível hoje e como desejado por Deus.

A primeira leitura (Ap 7, 2-4.9-14) apresenta-nos uma visão misteriosa que o Apóstolo São João teve em Patmos, onde contemplou a multidão inumerável dos eleitos de Deus, provenientes de todos os povos da terra. Desta forma, anteviu o novo Povo de Deus, a Igreja, reunido em Seu torno.

Na segunda leitura (1Jo 3, 1-3) São João convida-nos a acolher o amor de Deus por nós, que nos tornámos Seus filhos pelo Baptismo. Somos filhos de Deus! Esta realidade maravilhosa manifestar-se-á quando, no dia da ressurreição, nos transformarmos em imagens perfeitas de Cristo.

No Evangelho (Mt 5, 1-12a) Mateus presenteia-nos com as Bem-aventuranças. Estas pequenas fórmulas são a essência da mensagem que Jesus trouxe aos homens. Viver segundo as Bem-aventuranças é o caminho que leva à santidade.

Temos tendência para pensar que Santos são as imagens que encontramos nos altares, representando pessoas do passado. Mas não podemos esquecer-nos que Santos são também muitos desconhecidos que viveram o ideal da santidade e muitas pessoas de hoje que andam no caminho da santidade. Santos... podemos e devemos ser também nós!

Sem comentários: