quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

III Domingo do Tempo Comum

Arrependei-Vos e acreditai no Evangelho

Depois de João ter sido preso, Jesus partiu para a Galileia e começou a proclamar o Evangelho de Deus, dizendo: «Cumpriu-se o tempo e está próximo o reino de Deus. Arrependei-vos e acreditai no Evangelho». Caminhando junto ao mar da Galileia, viu Simão e seu irmão André, que lançavam as redes ao mar, porque eram pescadores. Disse-lhes Jesus: «Vinde comigo e farei de vós pescadores de homens». Eles deixaram logo as redes e seguiram-n’O. Um pouco mais adiante, viu Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João, que estavam no barco a consertar as redes; e chamou-os. Eles deixaram logo seu pai Zebedeu no barco com os assalariados e seguiram Jesus.
(Mc 1, 14-20)



O Evangelista Marcos retrata o chamamento dos primeiros discípulos de uma forma um pouco diferente do Apóstolo João, que pudemos ouvir na semana passada. No entanto, as duas formas não se excluem, antes se complementam.

Marcos mostra que o Reino de Deus começou na simplicidade: Jesus Cristo não começou por procurar os seus companheiros entre os doutores da Lei, mas sim entre simples pescadores. Sendo um Reino espiritual e universal, o homem só pode entrar nela pelo caminho da conversão pessoal, isto é, por mudança no pensar e no agir, aderindo plenamente à palavra do Senhor, que nos convida a segui-lo. Assim fizeram os apóstolos.

Também a primeira leitura nos recorda da conversão dos habitantes de Nínive, que não discutem a mensagem da salvação e fazem a sua penitência.

Na segunda leitura, São Paulo relembra aos coríntios, e a todos nós, que o cenário deste mundo é passageiro.


Sem comentários: