quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Epifania do Senhor

Viemos do Oriente adorar o Rei

Tinha Jesus nascido em Belém da Judeia, nos dias do rei Herodes, quando chegaram a Jerusalém, uns Magos vindos do Oriente. «Onde está – perguntaram eles – o rei dos judeus, que acaba de nascer? Nós vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-l’O». Ao ouvir tal notícia, o rei Herodes ficou perturbado e, com ele, toda a cidade de Jerusalém. Reuniu todos os príncipes dos sacerdotes e os escribas do povo e perguntou-lhes onde o devia nascer o Messias. Eles responderam: «Em Belém da Judeia, porque assim está escrito pelo profeta: “Tu, Belém, terra de Judá, não és de modo nenhuma a menor entre as principais cidades de Judá, pois de ti sairá um chefe, que será o Pastor de Israel, meu povo”». Então Herodes mandou chamar secretamente os Magos e pediu-lhes informações precisas sobre o tempo em que lhes tinha aparecido a estrela. Depois enviou-os a Belém, e disse-lhes: «Ide informar-vos cuidadosamente acerca do Menino; e, quando O encontrardes, avisai-me, para que também eu vá adorá-l’O».Ouvido o rei, puseram-se a caminho. E eis que a estrela que tinham visto no Oriente seguia à sua frente e parou sobre o lugar onde estava o menino. Ao ver a estrela, sentiram grande alegria. Entraram na casa, viram o menino com Maria, sua mãe, e, prostrando-se diante d’Ele, adoraram-n’O. Depois, abrindo os seus tesouros, ofereceram-Lhe presentes: ouro, incenso e mirra. E, avisados em sonhos para não voltarem à presença de Herodes, regressaram à sua terra por outro caminho.
(Mt 2, 1-12)


A palavra "epifania" significa: “manifestação de Deus aos homens”. A Liturgia desse domingo leva-nos à manifestação de Jesus; Ele é uma "Luz", que se acende na noite do mundo, ilumina os caminhos dos homens e conduz o povo ao encontro da Salvação. A estrela não é um astro no céu, mas a pessoa de Jesus; Ele é a "Luz" anunciada pelos profetas. Os Magos representam os povos estrangeiros, que vão ao encontro de Jesus e se deixam guiar pela sua mensagem de paz e de amor.

Poderemos tomar diferentes atitudes diante dessa estrela.
Adoração. Os Magos viram a "estrela", deixaram tudo e puseram-se a caminho para descobrir Jesus e adorá-lo. Diante dele, ajoelharam-se e reconheceram n’Ele a Luz do mundo.
Indiferença. Os Sacerdotes conheciam-n’O bem nas Escrituras, sabiam até o lugar onde deveria nascer, mas não perceberam o sinal da Sua chegada, nem se preocuparam de ir ao seu encontro.
Rejeição. Herodes tentou até apagar esta Luz, pois poderia roubar-lhe o trono. Todos viram a mesma realidade: um menino recém-nascido, mas as opções foram e são diferentes...


E nós, com quem nos assemelhamos?


Sem comentários: