quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Baptismo do Senhor

Tu és o Meu Filho muito amado:
em Ti pus a minha complacência

Naquele tempo, João começou a pregar, dizendo: «Vai chegar depois de mim quem é mais forte do que eu, diante do qual eu não sou digno de me inclinar para desatar as correias das suas sandálias. Eu baptizo na água, mas Ele baptizar-vos-á no Espírito Santo». Sucedeu que, naqueles dias, Jesus veio de Nazaré da Galileia e foi baptizado por João no rio Jordão. Ao subir da água, viu os céus rasgarem-se e o Espírito, como uma pomba, descer sobre Ele. E dos céus ouviu-se uma voz: «Tu és o Meu Filho muito amado, em Ti pus toda a minha complacência».
(Mc 1, 7-11)


O Baptismo de Jesus no Jordão é um dos momentos essenciais na vida do Senhor: assinala o termo da Sua vida de silêncio e obscuridade e inaugura a Sua vida pública. Ao submeter-se ao rito baptismal, Jesus sujeita-se à vontade do Pai e coloca-se entre os pecadores.
No Baptismo de Jesus, no rio Jordão, o Espírito Santo está presente e operante, consagrando Jesus como salvador de todos os homens. Também no nosso Baptismo Ele está presente, gerando uma nova vida para todos os que crêem em Cristo.

Sem comentários: