sábado, 27 de dezembro de 2008

Virgem Peregrina no Ferro

Feita segundo indicações da Irmã Lúcia, a primeira Imagem da Virgem Peregrina de Fátima foi oferecida pelo Sr. Bispo de Leiria e coroada solenemente pelo Sr. Arcebispo de Évora, a 13 de Maio de 1947. A partir dessa data, a imagem percorreu, por diversas vezes, o mundo inteiro, levando consigo uma mensagem de paz e amor.


A Paróquia do Ferro irá receber brevemente a visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima. O programa será o seguinte:

11 de Janeiro de 2009, Domingo
18:30 – Chegada da Imagem, vinda da Paróquia de Peraboa, e Saudação.
19:00 – Celebração Eucarística Dominical.
20:00 – Oração particular.
20:30 – Oração dinamizada pelo grupo “Cantar em Sol Maior”.
21:30 – Oração particular ou em grupos.
23:00 – Encerramento.

12 de Janeiro de 2009, Segunda-Feira
09:00 – Abertura e oração particular ou em grupos.
10:00 – Oração pelas crianças.
10:30 – Oração particular ou em grupos.
14:00 – Oração pelos idosos.
14:30 – Oração orientada por João Xavier.
15:30 – Oração particular ou em grupos.
16:00 – Terço orientado pelo Pároco.
17:00 – Celebração Eucarística.
18:00 – Despedida e entrega da Imagem à Paróquia do Tortosendo.

Irá realizar-se um ensaio de cânticos para a Celebração Eucarística do Domingo, no dia 3 de Janeiro, às 20 horas, aberto a todos os paroquianos.

14 comentários:

Anónimo disse...

Parece-me que é a primeira vez, pelo menos que me lembre, que a imagem Peregrina de N. Senhora de Fátima passa pela nossa terra. Considerando que temos a "sorte" de A receber num Domingo, devemos aproveitar para solenizar esta excelente oportunidade de receber A receber.
Para já aproveito para concordar, em absoluto, com a dinamização proposta. Mas deixo uma ideia: Receber Nossa Senhora no limite do Ferro e depois acompanha-la até à Ponte Pedrinha, limite da nossa Freguesia...
É apenas uma ideia...
Ah! de carro, é evidente...

João Jorge Madeira

Jorge Cunha disse...

Como bem diz o Sr. Jorge Madeira, é uma oportunidade única a que nos é oferecida pela visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima. Para pesarmos qual a importância, basta pensar que, a minha geração (tenho 41 anos), já não deverá voltar ver tal imagem na nossa terra.
Assim, e como já tinha proposto anteriormente em sede própria, concordo que a imagem deveria ser recebida no Poço Frio (não discutindo aqui se é ou não o limite da freguesia) e ser acompanhada em procissão A PÉ (pelo menos aqueles que puderem) até à nossa igreja.
Fazemos tantos esforços por coisas que valem bem menos a pena, será muito esforço acompanhar Nossa Senhora neste trajecto?
Também na despedida o poderemos fazer.
É tudo uma questão de vontade e de Fé.
Gostava que todos reflectissem sobre o assunto e que dessem a sua opinião, não só aqui, mas também junto do nosso pároco.
Termino, desejando que o Ano de 2009 traga a todos tudo aquilo que desejam.
Feliz Ano Novo

Anónimo disse...

Também eu sou da opinião que devia -mos receber a imgem Peregrina de N. Senhora ao poço frio,(concordando com Sr. Jorge Cunha que deve ser a unica vez que aconteçe na vida de alguns de nós),penso que aqueles que o desejasem e que valia a pena o sacrifiçio se é que é um sacrifiçio o devia-mos faze-lo. Há tantas coisas que fazemos por prazer,se há um jogo de futebol casados-solteiros corre -se no campo alguns metros ,uma caminhada por uma causa qualquer mas depois ha um almoço nós vamos,porque estamos aflitos até prometemos ir a Fátima a pé e em Fátima para ver as coisas bonitas até se andam alguns metros a pé,e tantas outras coisas que nós faria-mos se N. Senhora nos ajudasse!!!! é o sitio do Poço frio é longe demais ? Ou é a nossa vontade que é pouca? Dá que pensar

São Tiago

Anónimo disse...

Pedindo desculpa pelo erros, solicito o favor de apagarem o meu comentário anterior.
Obrigado.

Muito bem, Sr. Jorge Cunha. Por acaso nem me passou pela cabeça o assunto que invocou, mas ele existiu e parece continuar a existir.
Por mim pode ser em qualquer lado. E concordo plenamente que o façamos a pé. Se já apresentou a ideia eu não sabia e não quero plagiar ninguém; simplesmente não tenho ido à Missa no Ferro.

João Jorge Madeira

Jorge Cunha disse...

Volto a escrever simplesmente para esclarecer o seguinte:
Sr. Jorge Madeira, não foi minha intenção dar a entender que me tinha plagiado, tanto mais que, o que eu disse e a quem o disse, foi em privado, não sendo do conhecimento público, pelo menos alargado, por isso não podia plagiar aquilo que desconhecia.
Quando disse que também tinha proposto a mesma coisa, foi no intuito de reforçar e dar apoio àquilo que o Sr. Jorge Madeira escreveu.

danitri.® disse...

Nossa Senhora de Fátima, a Virgem Peregrina, vem à Vila do Ferro, e por isso, temos que a receber muito bem.
Concordo que a devemos receber no Poço Frio, e que a devemos acompanhar a pé desde lá, até à Nossa Igreja.
Como diz o Sr. Jorge Cunha, algumas gerações já não vão ter a oportunidade de receber Nossa Senhora aqui, na nossa Vila do Ferro, novamente.
Vai ser um dia memorável, e de certo a Vila do Ferro vai se preparar com pompa e circunstancia para este dia.

antianónimo disse...

Se este sr jorge madeira tivesse já arranjado a istrada, a imagem da Nossa Senhora, chegaria mais confortável à nossa terra.
Ele não quer ir a pé, pois pode torcer algum pé naqueles buracos todos.
Se já nem vai à missa no ferro, porque anda aí a mandar postas de pescada?

Anónimo disse...

Meu caro antianónimo, tenho a dizer-lhe que concordo consigo no que diz respeito à chegada da Imagem de Nª Senhora; com a estrada arranjada era melhor para TODOS. Também já deve ter aprendido que às Juntas cabe alertar as Câmaras para casos como este nosso "caminho rural".
Quanto ao facto de não ir à Missa no Ferro - obrigação que regularmente faço na nossa terra - razões familiares têm impedido de o fazer dentro daqueles horários. Não costumo escrever em blogs e, agora que o fiz, vem você dar-me lições!!! Fico-lhe agradecido, mas - aceite ou não o meu conselho - tenha mais tento no que escreve, neste e noutros blogs. É saudável termos opiniões diferentes, mas se todas forem canalizadas para o bem do Ferro será bem melhor.
Não pense que fico aborrecido consigo, sempre a considera-lo, como sabe...

João Jorge Madeira

Anónimo disse...

É espantoso! Temos a imagem Peregrina de Fátima no Ferro e aparece.... o Sr Jójó a dar bitaites!

Como em tudo o demais, atrás do Sr. Jójó vem chatices, politiquices e afins.

Agora que já não pode ir à missa ao Ferro, aproveite e desapareça... como já deve ter percebido, os Ferrenses estão fartos de si e da sua arrogância!

Vá lá dar bitaites para outra freguesia que, no Ferro, já não engana ninguém.

Quanto a não escrever em blogs..... olhe que mentir é feio e a Nª Sra. pode castigar...

Um abraço e juízinho...

Jorge Cunha disse...

Realmente nos somos uns católicos de mão cheia.
Até a visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima à nossa Paróquia serve de motivo para insultos, velhas questões, etc.
Cada um tem o direito de opinar aquilo que entender, os outros têm o direito de concordar ou discordar, não têm é o direito de insultar e ofender.
Mas isso demonstra a educação e formação de cada um. As boas e más acções ficam com quem as pratica.
Esperemos que a visita de Nossa Senhora nos ajude A TODOS a sermos melhores cristãos e melhores pessoas.

Anónimo disse...

Tinha que ser!
Já ca faltava o novo "manda-chuva" do sítio com as suas opiniões...
Pelos vistos agora é ele que manda... e claro só ele é que é educado e tem formação.

Anónimo disse...

Disse o sr. Anónimo de 10 de Janeiro, e cito:
"É espantoso! Temos a imagem Peregrina de Fátima no Ferro e aparece.... o Sr Jójó a dar bitaites!

Como em tudo o demais, atrás do Sr. Jójó vem chatices, politiquices e afins.

Agora que já não pode ir à missa ao Ferro, aproveite e desapareça... como já deve ter percebido, os Ferrenses estão fartos de si e da sua arrogância!"

Não sei o que entende por "bitaites"; no entanto no âmbito da cidadania continuarei a opinar. Parece que o sr. não concorda...
Antes do 25 de Abril a opinião era única, agora - graças a Deus - podemos dar a nossa opinião. Você lê mal e não compreendeu o que escrevi: Sempre que posso vou à MISSA na nossa terra. E não irei desaparecer. Quanto a politiquices e outras chatices, faça um exame de consciência e repare que esse estatuto lhe pertence a si.
Ah! fui à Procissão e os meus pés estão direitinhos...
Aproveito para dizer que o Sr. Jorge Cunha e esposa prestam DESITERESSADAMENTE à Paróquia um excelente trabalho; posso testemunhar o facto porquanto foram Catequistas do meu filho. Não se trata de um "manda-chuva", antes alguém que veio para o Ferro para participar e construir. Como ficou demonstrado educação e formação ele tem; quanto a si aconselho-o a procurar as novas "oportunidades", pode ser que aprenda, pelo menos a comportar-se em sociedade e a não esconder-se sob forma de anónimo...

João Jorge Madeira

Anónimo disse...

Nem queria acreditar quando me disseram que no blog da catequese também já se insultavam.
É uma vergonha até nesta mensagem da passagem da virgem peregrina pela nossa paróquia virem para aqui criticar quem faz algo de bem pela nossa terra.
Agora até já chamam manda chuva ao SR. Jorge Cunha desde que eu saiba o SR. Jorge Cunha não é, manda chuva nenhum apenas deu a opinião de que era digno de irmos receber a imagem de nossa S.ª de Fátima no alto do poço frio e tal como o Sr. Cunha também o Jorge Madeira como cristão que é, deu a opinião de que se podia fazer esta procissão.
E agora custe o que custar a quem tem dor de cotovelo, e a quem dizia que pouca gente iria esperar a Virgem Peregrina, os resultados estão bem à vista foi uma procissão com muita participação.

Garfield disse...

Ena !
Isto mais parece os mouros contra os católicos.
Cada um espicaça mais que o outro.
Jesus disse.., Amai-vos uns aos outros e não " Odeai-vos uns aos outros.
è por estas e por outras que para mim ... católicos, rabos de padre... Cruz credo,... longe e largo