quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

07-12-2008 - Domingo II do Advento

Endireitai os caminhos do Senhor

Está escrito no profeta Isaías: «Vou enviar à tua frente o meu mensageiro, que preparará o teu caminho. Uma voz clama no deserto: “Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas”». Apareceu João Baptista no deserto a proclamar um baptismo de penitência para remissão dos pecados. Acorria a ele toda a gente da região da Judeia e todos os habitantes de Jerusalém e eram baptizados por ele no rio Jordão, confessando os seus pecados. João vestia-se de pêlos de camelo, com um cinto de cabedal em volta dos rins, e alimentava-se de gafanhotos e mel silvestre. E, na sua pregação, dizia: «Vai chegar depois de mim quem é mais forte do que eu, diante do qual eu não sou digno de me inclinar para desatar as correias das suas sandálias. Eu baptizo-vos na água, mas Ele baptizar-vos-á no Espírito Santo». (Mc 1, 1-8)


O Advento é um tempo de conversão, isto é, de mudança de mentalidade e de atitudes, quer em relação a Deus, quer em relação ao próximo. Há, na verdade, muitas coisas na nossa alma que constituem obstáculos à vinda d’Aquele que nos salvará. O materialismo e o formalismo dominam na vida de muitos cristãos, como na dos contemporâneos de João Baptista. A falta de amor e a injustiça envenenam as relações entre os homens.
Impõe-se-nos, portanto, a tarefa de prepararmos os caminhos do Senhor, num esforço de conversão interior, sincera e efectiva, de modo que o Salvador encontre aquela disposição de espírito, aquele acolhimento às Suas iniciativas, que Lhe permitam transformar-nos em «homens novos» do Reino que vem fundar.
Confiando em Deus, que liberta o Seu povo da escravidão, confiando em Cristo, que nos liberta do egoísmo, o cristão vive na alegria este tempo de purificação, pois sabe que unido a Cristo poderá vencer os obstáculos.

Sem comentários: