quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Projecção do Vídeo de Uma Eucaristia


No passado dia 14 de Setembro, pelas 17h, foi projectado na Igreja Paroquial do Ferro um vídeo, referente a uma gravação da Eucaristia na mesma Igreja, realizada nas vésperas da Santíssima Trindade, dia 17 de Maio.
A convite do pároco, algumas dezenas de pessoas deslocaram-se ao local e visualizaram a projecção, que por diversas vezes foi interrompida de forma que se pudessem apontar aspectos positivos e negativos da celebração.

Quanto aos aspectos positivos, os presentes comentaram acerca da pontualidade, da qualidade do som, da decoração da Igreja e da participação da comunidade, incentivada pela expressividade dos leitores, pelo grupo coral e pelo próprio pároco. A Eucaristia decorreu sem interrupções desnecessárias ou enganos, num ritmo pausado e apropriado à cerimónia.


De entre os aspectos negativos, destacou-se principalmente o isolamento do sacerdote no altar. A ausência de acólitos condicionou alguns gestos menos dignos e alguns erros, numa celebração que poderia revestir-se de maior grandiosidade e perfeição com o seu auxílio.

Esta questão faz-nos então reflectir, enquanto comunidade paroquial, na necessidade de fomentar a prática do acolitado. Como diz D. António Carrilho, Bispo da Diocese do Funchal, não há que ter vergonha de vestir uma túnica e servir o altar”.


“Muitas pessoas imaginam que o Acólito é apenas um enfeite, um adorno ou uma estátua, que na hora da Celebração da Missa deve ficar plantado no altar ao lado do Celebrante, sem fazer nada. Mas o Acólito é uma peça muito importante dentro da Celebração da Missa. A função principal do Acólito é servir no altar e suprir todas as necessidades do Celebrante que porventura possam surgir durante a Missa. Ser acólito é acima de tudo um ministério.
Podemos ainda comparar o Grupo de Acólitos com um tijolo. Imaginemos uma parede formada por vários tijolos, onde cada um representa uma Equipa ou Grupo da nossa Comunidade. Então alguém poderia perguntar: qual destes tijolos é o mais importante? É o que está em cima ou em baixo, ou aqueles que estão na ponta ou no meio? A resposta mais inteligente para a pergunta é que todos os tijolos são importantes. Caso alguém retire um dos tijolos, ou a parede irá cair ou poderá ficar incompleta. Todos somos importantes nas nossas respectivas funções dentro da Celebração da Missa.”
(www.acolitoscamacha.com)


Filomena

Sem comentários: