quinta-feira, 11 de setembro de 2008

14-09-2008 - Exaltação da Santa Cruz

O Filho do Homem será exaltado

Naquele tempo, disse Jesus a Nicodemos: «Ninguém subiu ao Céu, senão Aquele que desceu do Céu: o Filho do Homem. Assim como Moisés elevou a serpente no deserto, também o Filho do Homem será elevado, para que todo aquele que acredita tenha n’Ele a vida eterna. Deus amou tanto o mundo que lhe deu o Seu Filho unigénito, para que todo o homem que acredita n’Ele não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus não enviou o Seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por Ele». (Jo 3, 13-17)

O mistério da Cruz é difícil de compreender. E essa dificuldade aumenta na medida em que o prazer é erigido como último fim da vida. Por isso, Deus explica a Nicodemos o motivo pelo qual o Filho do Homem é elevado, isto é, crucificado: o amor de Deus, que no Seu Filho, quer a nossa salvação.



DOIS RISCOS, Pe. Zézinho

Feita de dois riscos é a minha cruz,
sem esses dois riscos não se tem Jesus.
Um é vertical, o outro horizontal:
o vertical eleva, o horizontal abraça.
Feita de dois riscos é a minha cruz,
sem esses dois riscos não se tem Jesus.

Feita de dois riscos é a minha fé,
sem esses dois riscos religião não é.
Um é vertical, o outro horizontal:
um vai buscar na fonte, o outro é o aqueduto.
Feita de dois riscos é a minha fé,
sem esses dois riscos religião não é.

Feito de dois riscos é meu caminhar,
sem esses dois riscos posso não chegar.
Um é vertical, o outro horizontal:
o vertical medita, o horizontal agita.
Feito de dois riscos é meu caminhar,
sem esses dois riscos posso não chegar.

Sem comentários: