quinta-feira, 4 de setembro de 2008

07-09-2008 - Domingo XXIII do Tempo Comum

Ao longo destas semanas, o grupo "Cantar em Sol Maior" irá publicar uma pequena reflexão sobre o Evangelho de cada Domingo. As palavras são inspiradas no Missal Popular Dominical, elaborado pela Conferência Episcopal Portuguesa, e no site http://www.buscandonovasaguas.com/. Esperamos que possa ser útil para a meditação individual e participação comunitária.


07-09-2008 ---» Domingo XXIII do Tempo Comum

Se te escutar, terás ganho o teu irmão

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Se o teu irmão te ofender, vai ter com ele e repreende-o a sós. Se te escutar, terás ganho o teu irmão. Se não te escutar, toma contigo mais uma ou duas pessoas, para que toda a questão fique resolvida pela palavra de duas ou três testemunhas. Mas, se ele nãos lhes der ouvidos, comunica o caso à Igreja; e se também não der ouvidos à Igreja, considera-o como um pagão ou um publicano. Em verdade vos digo: Tudo o que ligardes na terra será ligado no Céu; e tudo o que desligardes na terra será desligado no Céu. Digo-vos ainda: Se dois de vós se unirem na terra para pedirem qualquer coisa, ser-lhes-á concedida por meu Pai que está nos Céu. Na verdade, onde estão dois ou três reunidos em meu nome, Eu estou no meio deles». (Mt 18, 15-20)

Quando Jesus instituiu a Igreja, não se esqueceu que Ela ia ser formada por homens, sujeitos a muitas limitações, ao erro, ao pecado. Assim, Jesus apresenta o caminho a seguir para tentar a reconciliação do pecador. Eis as etapas a percorrer, se necessário: inicialmente, uma advertência individual e fraterna; depois, o recurso ao amigo bem formado; finalmente, uma última tentativa, a nível comunitário. No entanto, tudo isto se deve processar com o auxílio da caridade, pois “a caridade é o pleno cumprimento da lei”, segundo São Paulo. Sem a caridade, não há aproximação, mas sim afastamento.

Sem comentários: