sexta-feira, 8 de junho de 2007

A Primeira Comunhão - 2.º Ano de Catequese

A Primeira Comunhão é uma festa de grande importância e beleza. Toda a comunidade cristã partilha a alegria, mostra a amizade e carinho que tem pelos meninos e meninas que vão realizar a sua Primeira Comunhão.

Mas porque é tão importante a Primeira Comunhão? Porque é a primeira vez que se recebe Jesus escondido na Eucaristia. É uma visita maravilhosa de Jesus.

Não é uma visita de passagem mas o início de uma amizade duradoira com o Senhor Jesus que enche de beleza e encanto o percurso do crescimento da vida das crianças.

A Primeira Comunhão é, portanto, um encontro sacramental com Jesus nosso amigo, nosso caminho, nossa esperança.

Ele bate à porta do nosso coração, pede para entrar e ficar connosco. Como Ele diz no Apocalipse (último livro da Bíblia): "Eu estou à porta e chamo. Se alguém ouvir a minha voz e Me abrir a porta, entrarei em sua casa, cearei com ele e ele comigo" (Ap 3, 20).


Como já sabemos, o Senhor Jesus está presente no sacramento da Eucaristia. Nós não O vemos porque é uma presença oculta, em forma sacramental, ou seja, através dos sinais visíveis do pão e do vinho consagrados.

Ele prometeu ficar connosco todos os dias. É sobretudo através da Eucaristia que cumpre esta promessa. Por isso, a Igreja considera a Eucaristia como o maior dom do Seu amor. Foi o testamento que nos deixou na Última Ceia com os Seus Apóstolos, na véspera de partir.

A partir da Primeira Comunhão, passamos a viver mais unidos ao Senhor que nos toma pela mão e caminha juntamente connosco na vida.

Ele quer permanecer em nós e que nós permaneçamos unidos a Ele. Como Ele próprio afirmou: "Permanecei em Mim e Eu permanecerei em vós…Eu sou a videira e vós os ramos. Se alguém permanece em Mim e Eu nele, esse dá muito fruto" (Jo 15, 5).

No passado dia 7 de Junho - Dia de Corpo de Deus - o 2.º Ano da Catequese dinamizou a Celebração e realizou a sua Primeira Comunhão.

A Paróquia do Ferro, o Pároco e os Catequistas aproveitam para desejar muitos parabéns às crianças do 2.º Ano de Catequese: Adriana Oliveira, Ana Raposo, Duarte Andrade, Eduarda Oliveira, Inês Matos, Joana Rei, João Neves, Joaquim Carrola, Luciano Sebastião, Mariana Ferreira, Mariana Leitão, Rafaela Marrocano, Tatiana Aparício e Vicente Aguiar.

Agradecemos o excelente trabalho desempenhado pelos catequistas Fernanda Oliveira, Nuno Tiago e Telmo Caetano.

1 comentário:

Anónimo disse...

Eu não pude assitir á 1ª Comunhão, por motivos profissionais, mas pelos comentários já ouvidos, foi uma cerimónia muito bonita e um belo momento para todos.

Estão de parabéns os meninos e meninas que a fizeram, os seus pais, mas também os catequistas que com eles trabalharam durante dois anos.