segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Minuto YOUCAT - Para que servem os Sacramentos?




5 comentários:

Anónimo disse...

Os sacramentos transmitem a vida divina ao homem.
Os sacramentos contribuem para a santificação do homem, para a construção do Reino de Cristo e para prestar culto a Deus. Como sinais, eles supõem a fé, mas ao mesmo tempo a alimentam, robustecem e expressam por meio de palavras e gestos.

Nascemos para a vida sobrenatural pelo Batismo,
•Nos fortalecemos pela Confirmação,
•Mantemos a vida com o alimento da Eucaristia,
•Se perdemos a vida da graça pelo pecado, a recuperamos pela Penitência,
•E com a Unção dos Enfermos nos preparamos para a viagem que acabará no céu.
Para socorrer as necessidades da Igreja como sociedade, temos o sacramento da:
•Ordem sacerdotal, que institui os ministros da Igreja,
•Matrimônio, que com os filhos perpetua a sociedade humana e faz crescer a Igreja quando estes são regenerados pelo batismo.



ass: Juliana Carrola


Anónimo disse...

Os Sacramentos são sinais da nossa fé.
Através deles estamos na presença de Deus que nos cura, perdoa, alimenta, fortalece, ajuda a amar e a saber viver a vida acreditando.
Com o Baptismo, a Confirmação/Crisma, a Eucaristia, a Reconciliação, a Santa Unção, a Ordem e o Matrimónio crescemos através de Jesus para nos tornarmos filhos protegidos, decididos, reconciliados, solidários, "servos do amor" e confiantes de Deus.
Os Sacramentos demonstram e fortalecem a nossa fé.
Ass.:Tatiana Aparício (10º ano)

Helder Caetano disse...

Concordo com a Juliana que diz que "os sacramentos transmitem a vida divina ao homem" e com a Tatiana que que realça que os "sacramentos são sinais de fé"... mas será que hoje em dia não banalizamos os sacramentos...
- ah e tal eu nem vou muito a Igreja mas quero que o meu filho seja baptizado!!!
- Pai e Mãe raramente vão à Eucaristia mas o filho(a) tem que fazer o Crisma!!!
- até já vivo com o(a) meu(minha) namorado(a) à vários anos e agora quero casar-me pela Igreja para fazer uma grande Festa!!!

Isto será receber dignamente os sacramentos? Será que sabemos realmente o que são os sacramentos?

Anónimo disse...

De facto, não basta apenas dizer, temos que AGIR!
Se somos alguém, temos que nos fazer ouvir, tal como se queremos algo, temos que fazer por merecê-lo:
- “ Queremos que o(a) nosso(a) filho(a) seja batizado!”- Então temos de ser cristãos ‘assíduos’;
- “O (A) nosso(a) filho(a) tem de fazer o Crisma!”- Então tenho de fazer os possíveis para o(a) ajudar e ensinar a ser um(a) bom (boa) cristão (cristã).
- “Namoramos á anos e agora quero casar-me pela Igreja!”- Para tal tenho de tentar perceber, se os motivos que me levam a fazê-lo estão assentes na minha fé e se o faço sabendo que através deste sacramento - MATRIMÓNIO – tornar-me-ei servo(a) do amor.
Ninguém nasce ou é perfeito mas temos que fazer os possíveis para merecermos a ajuda, a compreensão, a liberdade e a fé de Deus.

Ass.:Tatiana Aparício (10ºano)

Iris Afonso Pais disse...

Os Sacramentos são a forma de, como Católicos, nós assumirmos perante aqueles que não o são, ou que sentem dúvidas, a nossa Fé e vontade de levar Cristo mais além e a mais pessoas.
Quanto ao risco de banalização dos Sacramentos, esse risco aumenta infelizmente a um ritmo alucinante!
Contudo, cabe-nos a nós mostrar que para nós estes não são banais.
Também é nosso dever ajudar os menos fortes na Fé a torna-los menos banais e a senti-los cada vez mais nos seus corações.