quarta-feira, 29 de maio de 2013

Corpo e Sangue de Cristo

A liturgia deste dia insiste na estreita ligação entre a Eucaristia e a Vida, entre o Pão que é Cristo e o pão que alimenta o corpo.

Na primeira leitura (Gen 14, 18-20) o Sacerdote Melquisedec oferece a Abraão e aos seus homens pão e vinho, depois de os abençoar; apesar de serem povos diferentes e até rivais, souberam partilhar e sentir-se irmãos.

Na segunda leitura (1Cor 11, 23-26) São Paulo fala da Instituição da Eucaristia para destacar a incompatibilidade entre o "partir o pão" e as discórdias que existiam na comunidade de Corinto.

O Evangelho (Lc 9, 11b-17) conta-nos o milagre da multiplicação dos pães; explica essencialmente o que significa “partir o pão”, à semelhança do que acontece em cada Eucaristia.

Comungar o Corpo de Cristo significa assimilar a realidade humana de Cristo e identificar-se com Ele no cumprimento da vontade do Pai. Significa oferecer a nossa pessoa, para que Ele possa continuar a viver, a sofrer, a doar-Se e a ressuscitar em nós. Para que produza resultado, a Eucaristia deve ser recebida com fé, isto é, com a disposição de se deixar transformar na pessoa de Jesus. 
As crianças do 3.º Ano de Catequese celebram neste Domingo a sua Primeira Comunhão.

Sem comentários: