quarta-feira, 6 de março de 2013

Domingo IV da Quaresma

A liturgia deste dia continua a nossa caminhada da Quaresma, num apelo forte e contínuo à conversão.

A primeira leitura (Jos 5, 9a.10-12) fala da Circuncisão; antes de celebrar a primeira Páscoa na Terra Prometida, Josué convida os nascidos no deserto, ainda não circuncidados, a passar pela circuncisão, como sinal da Aliança de Deus com Abraão e sinal de pertença ao Povo eleito, de forma que todos pudessem celebrar a Páscoa como início de uma vida nova.

Na segunda leitura (2Cor 5, 17-21) São Paulo exorta à reconciliação com Deus; mas a comunhão com Deus exige também a reconciliação com os irmãos: só assim podemos ser na prática uma criatura nova, um homem renovado.

No Evangelho (Lc 15, 1-3.11-32) aparece o amor misericordioso de Deus: um grupo de fariseus e escribas criticava Jesus pela atenção dada aos marginalizados, e Jesus responde com três parábolas – Ovelha Perdida, Moeda Perdida e Filho Pródigo – que revelam a grande bondade e misericórdia de Deus.

Atentando na parábola do Filho Pródigo, talvez nos identifiquemos um pouco com ambos os filhos: todos temos um pouco do pecado do mais novo e da intransigência do mais velho. Por isso, somos convidados à conversão constante, imitando o gesto do Pai, que está sempre preparado para abraçar o filho que retorna e que festeja com alegria a sua volta. As crianças do segundo ano da Catequese festejam neste sábado a Festa do Pai Nosso.


Sem comentários: