quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Domingo XXVII do Tempo Comum

A liturgia deste dia mostra-nos como são importantes os acordos entre os homens, particularmente a aliança realizada no amor entre marido e mulher.

A primeira leitura (Gen 2, 18-24) situa-se na história da criação do mundo. Depois de ter criado o Homem à sua imagem e semelhança e de lhe ter dado o poder sobre todas as criaturas, Deus cria a Mulher, um ser diferente de todos os outros. É posta ao lado do homem, não para o dominar, mas para o amar; dar-se-ão um ao outro em união total e formarão um só.

Na segunda leitura (Hebr 2, 9-11) encontramos a justificação da Paixão de Cristo como caminho para a Ressurreição. Jesus Cristo dá-se sem reservas, ensinando-nos o valor do sofrimento, a necessidade do caminho doloroso da cruz para a salvação do Homem.

No Evangelho (Mc 10, 2-16) Jesus é questionado acerca das leis de Moisés sobre o divórcio. Deixa os fariseus perplexos, ao responder utilizando palavras das Sagradas Escrituras, frisando que o casamento é a plenitude do amor entre duas pessoas e, portanto, perpétuo e incondicional. Salienta ainda o valor do amor em família, ao acarinhar as criancinhas.

No próximo sábado as crianças e adolescentes da Catequese Paroquial do Ferro vão iniciar o seu novo ano pastoral. No contexto da liturgia deste dia, as famílias da nossa comunidade são alertadas para manifestar o seu amor junto dos seus filhos, possibilitando-lhes a formação cristã e acompanhando o seu desenvolvimento na fé.


Sem comentários: