quinta-feira, 8 de abril de 2010

Domingo II da Páscoa


A liturgia deste dia mostra-nos que a Comunidade Cristã é um espaço privilegiado de "encontro" com Jesus Ressuscitado.

A primeira leitura (Actos 5, 12-16) fala do crescimento da Igreja, que se traduz na adesão ao Senhor pela fé por parte do povo de Jerusalém. Pelo poder de Cristo Ressuscitado, os Apóstolos cativavam os corações de todos os que se reuniam em volta deles com o dom do Espírito Santo, fazendo prevalecer nos crentes que Jesus ainda vive no meio de nós.

Na segunda leitura (Ap 1, 9-11a.12-13.17-19), o Apóstolo S. João encontrava-se a espalhar a palavra de Deus, durante o seu exílio na ilha de Patmos, quando Jesus lhe apareceu e lhe pediu para reforçar o seu testemunho, imortalizando-se a sua existência naqueles que eram perseguidos nessa altura, e que viviam segundo a fé cristã.

No Evangelho (Jo 20, 19-31), Tomé não acreditou quando os discípulos lhe revelaram que estiveram com Jesus. No encontro a seguir, Tomé viu e tocou o seu Senhor. Eis que Jesus responde: “Porque Me viste, acreditaste: felizes os que acreditam sem terem visto”.

À semelhança de Tomé, muitas vezes, na nossa vida deixamo-nos dominar pelo desânimo, chegando mesmo a afastarmo-nos dos nossos irmãos. Acreditando, verdadeiramente, na Ressurreição, podemos viver constantemente na alegria pascal, prevalecendo a fé na vida sobre o abatimento e sobre o cansaço. Assim, ao mantermos viva a comunidade de Cristo, a Igreja será mais autêntica, mais forte, para que os crentes possam partilhar entre si a vida nova que recebem: a vida de Cristo Ressuscitado.

Sem comentários: