sábado, 13 de junho de 2009

Sacramento da Confirmação

Qual o objectivo, a meta, a finalidade da catequese? Quais são os resultados que se pretendem obter?

O objectivo da catequese está voltado para o ser cristão em comunidade. O ponto de partida é uma comunidade cristã que proclama que Jesus Cristo é o Senhor e deseja transmitir esta boa notícia a toda a gente; o ponto de chegada é a profissão de fé no Senhor!

Mas depois vem a pergunta: O que é ser cristão? Qual o perfil do cristão, hoje?

Não é fácil definir o cristão, pois não existe um modelo único que passe de pais para filhos, mas ser cristão é, fundamentalmente, viver de Cristo. É ter como referência obrigatória na sua vida a pessoa de Cristo.


Foi com esse sentido que, no passado dia 7 de Junho de 2009, os jovens do 10. º ano da Catequese Paroquial do Ferro, conjuntamente com os das Paróquias da Covilhã e arredores, receberam o Sacramento da Confirmação, numa Celebração realizada na Vila do Carvalho.

Foi para mim uma enorme alegria e satisfação pessoal levar este seis jovens a realizar este Sacramento... o grande desafio que me foi colocado no ínicio do ano, em aceitar este "Grupo Rebelde", revelou-se um grande prazer pois encontrei jovens bastante dedicados e com grandes potencialidades que apenas precisavam de pessoas que acreditassem neles.


Em meu nome e dos restantes catequistas que comigo estiveram este ano (Bruno Mateus e Rui Raposo) quero agradecer e deixar o meu muito obrigado a este jovens!!

Aproveito ainda a oportunidade para informar a Comunidade Paroquial que um ciclo se encerra e neste campo dou por concluida a minha participação na Catequese Paroquial do Ferro... este foi o meu último ano como Catequista... a todos os que me ajudaram a realizar muitos projectos ao longo destes 13 anos o meu muito muito obrigado !!

Fotos da entrega dos diplomas do Sacramento do Crisma cedidas, gentilmente, por "Foto Video Fortuna" - Clique AQUI

2 comentários:

Jorge Cunha disse...

Parabéns ao grupo do 10º Ano da Catequese. É sempre uma grande alegria a Confirmação na Fé dos jovens da Paróquia. Já agora, e aproveitando estes jovens bastante dedicados e com grandes potencialidades, lanço o desafio àqueles que acreditaram neles e os motivaram nesta caminhada para que os mantenham com esta motivação, já que os trabalhos na Paróquia são muitos e todos somos poucos. Como dizia o nosso Mestre: "A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos." Mt. 9, 37.

Anónimo disse...

Mas pelos vistos os k trabalham mesmo vão embora.
E pelos k se diz são muitos os k vão embora.
Porque será?