quinta-feira, 28 de maio de 2009

Vigília de Pentecostes

No último dia, o mais solene da festa, Jesus estava de pé e exclamou: «Se alguém tem sede, venha a Mim e beba: do coração daquele que acredita em Mim correrão rios de água viva». Referia-se ao Espírito que haviam de receber os que acreditassem n’Ele. O Espírito ainda não viera, porque Jesus ainda não tinha sido glorificado. (Jo 7, 37-39)

A festa de Pentecostes é a conclusão do tempo pascal.
Na primeira leitura, Lucas descreve como o Espírito Santo transforma profundamente os apóstolos e une numa mesma comunidade de amor povos de todas as raças e culturas.
A segunda leitura recorda a actuação do Espírito Santo na Comunidade: os dons provindos do único Espírito não podem criar competição, mas devem servir para promover a unidade.
No Evangelho, João situa a recepção do Espírito Santo no anoitecer do dia de Páscoa. O "anoitecer", as "portas fechadas", o "medo", revelam a situação de uma comunidade desorientada e insegura. Entretanto, Jesus aparece "no meio deles". Os discípulos redescobrem o seu ponto de referência e recuperam a sua identidade. Jesus deseja-lhes a paz, mostra-lhes da entrega total e amorosa de Jesus na cruz, comunica o Espírito e explicita a missão dos discípulos, enviando-os. Embora as perspectivas de João e de Lucas sejam diferentes, a finalidade é a mesma. Ambos mostram que o Espírito que sustentou a luta de Jesus para realizar o projecto de Deus é o mesmo Espírito que anima agora as lutas da comunidade cristã.
Na nossa vida continua também um Pentecostes. No dia da nossa Crisma recebemos a plenitude do Espírito Santo, para nos tornar cristãos adultos, actuantes e responsáveis na Igreja, assumindo uma missão própria, segundo a nossa vocação. O Espírito Santo continua presente em nós e em nossas comunidades. Os jovens do 8.º Ano e do 9.º Ano da Catequese celebram assim a Festa da Vida e a Festa do Espírito Santo. Que Ele ilumine os nossos passos, o nosso agir e as nossas escolhas, que nos dê coragem e alegria para sermos verdadeiros discípulos e missionários de Cristo.

Sem comentários: