quinta-feira, 7 de maio de 2009

V Domingo da Páscoa

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Eu sou a verdadeira vide e meu Pai é o agricultor. Ele corta todo o ramo que está em Mim e não dá fruto e limpa todo aquele que dá fruto, para que dê ainda mais fruto. Vós já estais limpos, por causa da palavra que vos anunciei. Permanecei em Mim e Eu permanecerei em vós. Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira, assim também vós, se não permanecerdes em Mim. Eu sou a videira, vós sois os ramos. Se alguém permanece em Mim e Eu nele, esse dá muito fruto, porque sem Mim nada podeis fazer. Se alguém não permanece em Mim, será lançado fora, como o ramo, e secará. Esses ramos, apanham-nos, lançam-nos ao fogo e eles ardem. Se permanecerdes em Mim e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes e ser-vos-á concedido. A glória de meu Pai é que deis muito fruto. Então vos tornareis meus discípulos». (Jo 15, 1-8)

A maior aspiração do homem do nosso tempo é construir um mundo novo, em que a injustiça e a exploração do homem pelo homem não possam ter lugar.
A história da conversão de São Paulo, contada na primeira leitura, ensina-nos como viver a fé em comunidade.
Diz-nos ainda São João, na segunda leitura: “Não amemos com palavras e com a língua, mas com obras e de verdade”.
Desta forma tornar-nos-emos na verdadeira vide de que fala o Evangelho deste dia. A nova vinha cobrirá o mundo inteiro com os seus ramos e irá enriquecê-lo com os seus frutos.
Tendo Maria, Mãe de Deus e Nossa Mãe, como exemplo de fé, as crianças do 3.º Ano de Catequese celebram na Eucaristia deste sábado a Festa da Avé Maria.


1 comentário:

Filomena disse...

As flores, símbolo da beleza, nunca faltam numa festa, e também na Eucaristia do último sábado elas tiveram o seu lugar.
As crianças do 3.º Ano de Catequese distribuíram uma flor às mulheres presentes na assembleia, relembrando:
- a Festa da Avé Maria, que estavam a celebrar;
- o Dia da Mãe, que decorreu no primeiro domingo de Maio;
- a Festa das Mulheres, que se iria realizar no dia seguinte;
- Nossa Senhora, mãe de Deus e nossa mãe, na nossa Paróquia figurada no Sagrado Coração de Maria.

Eu, como mulher, também recebi uma flor, que conservo e ajuda a recordar este Mês de Maria.
Parabéns às crianças e a quem mais orientou esta iniciativa!