domingo, 29 de junho de 2008

O que é o Acólito?

A palavra acólito vem do verbo acolitar, que significa acompanhar no caminho. Dado que se pode acompanhar alguém indo à frente, ao lado ou atrás de outras pessoas, acólito é aquele ou aquela que, na celebração da liturgia, precede, vai ao lado ou segue outras pessoas, para as servir e ajudar.

O acólito, em primeiro lugar, acompanha e serve o presidente da celebração da Missa, que tanto pode era o Bispo como o presbítero; em segundo lugar, acompanha e serve o diácono, o ministro extraordinário da Comunhão, ou outras pessoas que precisam de ser ajudadas durante a celebração. Durante a Missa, o acólito está sempre atento ao que o Bispo ou presbítero precisam, para lhes apresentar umas vezes o Missal, outras vezes as coisas que eles vão colocar no altar, ou para os acompanhar quando vão distribuir a Comunhão aos fiéis.
Podemos então dizer que o acólito, desde o princípio até ao fim da Missa, acompanha, ajuda e serve o próprio Jesus. Ele não O vê com os seus olhos; mas a fé diz-lhe que é assim. Cada acólito deve ir descobrindo sempre mais estas verdades da fé. Se as não descobre, corre o risco de se cansar de ser acólito. Mas se as descobre e experimenta, então vai desejar ser escolhido muitas vezes para acólito, e que outros o sejam também, para sentirem a mesma alegria que ele sente.

Para mim, em particular, foi uma enorme alegria poder estar ao longo de vários anos com os acólitos da nossa terra e em conjunto termos dinamizado várias Eucaristia… mas comuniquei hoje, na reunião do Conselho Paroquial, que vou deixar de poder estar responsável pelos acólitos.
Neste momento da minha vida não tenho a disponibilidade necessária para regularmente pode estar com os acólitos em reuniões e ensaios…

Espero que a Paróquia do Ferro tome consciência que o “trabalho” de acólito é um trabalho muito importante e que rapidamente consiga encontrar uma pessoa que me possa substituir… eu estarei sempre disponível para ajudar.

O meu muito obrigado as acólitos que ultimamente têm estado comigo: Ana Tiago, Diana Esteves, Gilberto Melfe, Margarida Santos, Marta, Luís André e Tatiana.

Até breve!
Hélder Caetano

4 comentários:

Jorge Cunha disse...

Já o disse na reunião do Conselho Paroquial, e agora vou dizê-lo publicamente:
O trabalho do Helder, enquanto responsável pelo grupo de acólitos da nossa paróquia, foi muito meritório e é certo que as nossas celebrações têm maior solenidade com a presença e ajuda dos acólitos.
O próprio pároco diz constantemente que se sente muito só no altar quando não tem a presença dos acólitos.
Também é verdade que os acólitos (ou parte deles) têm andado arredados da sua missão, esperemos que seja uma situação temporária.
Assim, como apela o Helder, é necessário que a Paróquia encontre, com urgência, alguém que o substitua.
Agora, para ti Helder: Bem hajas pelo teu empenho nesta tarefa. Sei que o fizeste, como em tudo o resto, de alma e coração.
Um abraço e felicidades na nova fase da tua vida que, para pena nossa, te deixa com menos disponibilidade.

Ana Tiago disse...

Bem, eu sei que o Hélder agora não tem muita disponibilidade. Mas também sei que se ninguém se agarrar ao nosso grupo também não haverá acólitos daqui para a frente.
Tenho muita pena que nos "deixes", mas tu não tens culpa.

Peço mesmo a alguém que se agarre pois eu gosto do que faço e acho que alguns dos que pertencem ao grupo também gostariam de continuar.

O meu muito obrigado ao Hélder por nos ter ajudado ao longo destes anos.

Obrigada Hélder.

Anónimo disse...

O facto de adquirir um novo estatuto não o irá impedir de prosseguir a caminhada iniciada. Não desistas, Helder!

Hélder Caetano disse...

Obrigado pelo apoio :) é sempre muito bom ouvir (e ler) palavras de animo e conforto...

Apesar de ir mudar de vida não vou deixar de fazer o meu trabalho nesta Paróquia... apenas não poderei dedicar tanto tempo como até aqui dedicava.

Mas espero continuar a ajudar a nossa Paróquia do Ferro com a ajuda de todas as pessoas que também queiram ajudar.

E como me pede o anonimo e não vou desistir... apenas vou abrandar o ritmo... mas irei continuar por aí.

Obrigado a todos.
Beijos e abraços
Hélder Caetano