sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Acólitos - Convite

A palavra acólito vem do verbo acolitar, que significa acompanhar no caminho. Dado que se pode acompanhar alguém indo à frente, ao lado ou atrás de outras pessoas, acólito é aquele ou aquela que, na celebração da liturgia, precede, vai ao lado ou segue outras pessoas, para as servir e ajudar.

Podemos dizer que Jesus foi o primeiro de todos os acólitos, pois disse um dia estas palavras: «Eu estou no meio de vós como aquele que serve» (Lc 22, 27). Ora acólito é e deve ser cada vez mais um rapaz ou rapariga que gosta de servir a Deus e aos irmãos na vida e na liturgia.

Ser acólito é aprender a servir com delicadeza, prontidão e alegria. O nosso modelo terá que ser Jesus. Ele serviu como ninguém. Por isso todo o acólito procura conhecer muito bem a vida do seu Mestre. Mas não basta conhecer. É preciso imitar. Imitar alguém é tentar ser como essa pessoa foi. Amar como Jesus amou, pensar como Jesus pensou, falar como Jesus falou, viver como Jesus viveu, sentir o que Jesus sentia, sorrir como Jesus sorria e, ao chegar ao fim do dia, dormir tranquilo como Jesus dormia.

Será que estarás disposto(a) a aceitar o desafio de ser acólito?

Vem ter connosco dia 13 de Outubro de 2007, pelas 14h30 na Casa da Catequese

Sem comentários: