segunda-feira, 14 de maio de 2007

Vandalismo na Capela do Coração de Maria

Todos nós ja vimos que os muros da Capela do Coração de Maria então todos vandalizos, é lamentável que actos destes aconteçam, e temos que lutar e tentar mudar a mentalidade dos autores por aqueles muros estarem assim.

Será que o Ferro não pode ter nada de novo que as pessoas do Ferro vão logo vandalizar???




No entanto o responsável pela Igreja tem conhecimento de alguns dos autores daqueles actos de vandalismo, Porque é que ELE não toma nenhuma atitude???


No entanto até se pode compreender a atitude do responsável da Igreja,
contudo, achamos que deveriam ser os vândalos a limpar toda aquela tentativa de arte falhada. Mais: seria um bem para o património e população do Ferro que esses pintores não catalogados em nenhuma corrente artística dedicassem algum período do seu agitado tempo num processo de reflexão...
Mas levanta-se outra questão, Será que a Igreja não tem dinheiro para comprar um ou dois baldes de tinta para pintar aqueles muros???? Por muito mal que fiquem pintados estariam melhor do que como estão, sabendo todos nós que os muros já estão assim há mais de um ano.
Com isto também se pode dizer: "Há e tal, a Igreja não tem dinheiro para pagar a um pintor, estamos em crise....."

Mas para a resolução desta questão se calhar muita gente está disposta a ajudar, pagando a Igreja um ou dois baldes de tinta, será que os Escuteiros, o Grupo de Catequistas, o Grupo Cantar em Sol Maior, a população em geral, não estariam dispostos a ajudar????

Certamente que todos estariam dispostos a darem o seu contributo......No entanto fica a Sugestão.


Outra questão pertinente é a vegetação que ja existe tanto na Capela, como no espaço onde se realiza a Festa do Coração de Maria, e respectivo espaço desportivo, pertencente à Igreja mas existindo um protocolo em que o mesmo está cedido à Casa do Povo do Ferro, em que esta tem uma palavra a dizer, ou melhor uma ajuda a prestar, sendo a Junta de Freguesia quem limpa o campo, quando é solicitada, e a igreja que trata das árvores existentes em redor do mesmo,desde o fim da Equipa de futebol de 11 do Ferro o que é que a Casa do Povo faz para manter aquele espaço devidamente apresentável?????




Que eu tenha conhecimento realiza o torneio de petanca e explora o bar na festa do Coração do Maria, será que estando este espaço cedido á Casa do Povo esta não teria mais obrigações????

(Posso estar errado no que digo, e se estiver apresento o meu pedido de desculpas e peço que me corrijam).

Com isto tudo ficam lançadas algumas sugestões e o meu contributo para apoiar e ajudar no que possa fazer para melhorar estas situações.

8 comentários:

Nuno Rafael disse...

começo ja por deixar umas questoes. Se ha conhecimento de alguns autores deste acto de vandalismo, porque ainda nau foram responsabilizados por estes actos infelizes ? .. e se na verdade a Igreja nao tem mesmo dinheiro para comprar 1 ou 2 baldes de tinta, porque nao deixar uma fatura na "loja" em nome dos autores conhecidos ???

Para mim todas as pessoas têm o que merecem e espero que quem fez "isto" tenha o que merece.

Eu como escuterio e jovem desta terra disponibilizo-me a ajudar no que for necessario para melhorar "o que e nosso" !

CumprimentoS

Unknown disse...

Epa já pensaram mandar cá vir os do instituto de arqueologia?? isto não é arte rupestre?? ou anterior a isso??

OHH afinal parece que é apenas vandalismo...

AUTORES(?) tentem outro caminho que nesse não têm futuro, deixem de lixar as cenas dos outro lixem as vossas, sejam mais cívicos...

...eu sei que a fase de puto e lixada eu passei pelo mesmo... XD

Não fui eu que sujei e não é por ser escuteiro que me disponibilizo para ajudar, mas sim por ser habitante desta freguesia e querer que ela seja cada vez melhor (coisa que todos devíamos fazer, mas infelizmente poucos fazem)...

Cumps
(bom post Telmo)

danitri.® disse...

Desconheço se é a Casa do Povo que terá que fazer a manutenção do Campo de Futebol, ou se é a Igreja, que é a proprietária. Sei que a Casa do Povo tem um protocolo com a Igreja sobre a utilização daquele Espaço, não sei é quem tem que fazer a sua manutenção. Se for a CPF, vamos dar outra vez ao mesmo assunto, do caso do Ringue, que não vale a pena estar mais a falar nisso.

Quanto ás paredes, eu penso que a Igreja já devia ter tratado disso. No Ano Passado realizou-se lá naquele recinto (pelo menos) um Casamento, e a festa do Coração de Maria. Agora este Ano espero que estejam atentos, e que tentem dar um arranjo. Porque não é só pelas festas que se devem arranjar as coisas, sei que muita gente de fora visita aquele recinto, e quando é no Verão, muitos Emigrantes lá vão visitá-lo, por isso não acho bem que aquela situação se mantenha assim já há tanto tempo.
Concordo com o Mateus, e o Nuno, se for preciso a Igreja que pague os baldes da tinta, que nós mesmos vamos lá e pintamos aquilo.

De uma maneira, ou outra, que este assunto seja resolvido.

Anónimo disse...

Todos nós sabemos que isto assim tá muito mal, muito mal mesmo.... temos que nos unir, e tentar que se faça alguma coisa para mudar esta situação.....

Anónimo disse...

Segundo se consta , na passada Sexta-feira a Casa Paróquial foi assaltada por meio de arrombamento, durante a missa das 21.00 Horas de onde levaram algum dinheiro da Paróquia.

Entristece-me verdadeiramente, que até a casa de " Deus " , não escape a esses delatores.

( Paulo Duarte )

Anónimo disse...

Devemos reflectir...
Será que se sabe mesmo quem fez isto!!!
Ou pelo aspecto das pessoas tiramos CONCLUSÕES!!!
Não quero defender ninguém mas se, se tem tantas certezas deviam apresentar queixa contra as pessoas, não é????

Vamos mas é pintar aqueles muros porque estão uma vergonha!!!

Venha a TINTA que numa tarde de diversão (para alguns)!!! Juntamo-nos e vamos lá pintar as paredes!!

Vera Gaiola

Anónimo disse...

Cada vez mais os actos de vandalismo são frequentes,só depende da união de todos nós tentar controlar esses estragos. Se são ou não conhecidos os autores destes actos não é a parte fundamental mas sim tentar remediar os estragos. Não será assim tão caro um ou os dois baldes de tinta e já que tanta gente se disponibiliza para pintar porque ninguem se disponibiliza para oferecer o material?? com certeza o problema irá ser resolvido e todos ficaremos felizes.

Anónimo disse...

Será que os autores quando compraram a tinta para praticar estes actos de vandalismo, não lhes sobrou algum dinheiro para agora comprar tinta e repor as paredes ao seu estado normal??

Será que as pessoas que dizem saber quem foram os autores tem algum problema em tornar os nomes publicos??

Será que estes autores sao frequentadores da igreja, ou quem sabe ate talvez da catequese??

Era bom que toda a população do ferro soubesse quem sao os autores deste acto de vandalismo.

Também estou disposta a ajudar a limpar estas paredes, sujas pla estupidez de alguem.

São Tiago