segunda-feira, 7 de maio de 2007

Celebração do Dia da Mãe - 3.º Ano da Catequese

Maria apresenta-se aos crentes como exemplo perfeito do amor a Deus e ao próximo.
O Pai escolheu Maria para uma missão única na história da salvação: ser mãe do Salvador!

Antes de ter recebido a mensagem trazida pelo anjo, de ter acolhido a vontade de Deus a seu respeito, Maria foi a eleita, a escolhida para ser a mãe de Jesus e a mãe da humanidade. Quando o anjo lhe comunica a eleição, ela hesita, pensa. Fica perplexa. Não entende. Não sabe o que fazer. Parece que não quer aceitar, mas também não quer dizer não, porque não sabe o que é.


Maria foi a mãe de Jesus Cristo. Maria foi uma autêntica mãe: na concepção, no nascimento, no acompanhamento, na cruz e, hoje, junto da humanidade.

Em Caná, Maria esteve atenta às necessidades do momento. Hoje, através de variadas formas, Maria acompanha o andamento, o ritmo das pessoas.

Maria não esquece a vida pública de Jesus, depois do convívio pacato e sereno em Nazaré durante cerca de 30 anos. Maria sofreu com o sofrimento do seu filho, nos ataques que lhe perpetraram, assim como na dor junto à cruz. È o sofrimento de uma mãe.

É na cruz que o Filho reconhece a sua mãe de uma forma tão sublime: «eis o teu filho, eis a tua mãe» (Jo 19, 26-27).

A certa altura, Jesus diz: «aquele que fizer a vontade de meu Pai que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe» (Mt 12, 46-50).

Quem ler superficialmente este texto, pode pensar que Jesus não tinha grande consideração, estima e respeito pela sua mãe. É exactamente ao contrário. Com isto, Jesus quer dizer que a sua mãe cumpria a vontade do Pai. Maria é a mãe física de Jesus, porque aceitou ser mãe por obra do Espírito Santo. Maria cumpre até ao fim a sua vocação e missão de mãe de Jesus.

Maria é uma mulher de grande fé. É uma mulher de grande esperança. É uma mulher carregada de amor por Deus e pelos homens.

Mãe, ouve-me;
Minha prece é um grito na noite…
Mãe, vale-me;
Nesta noite da minha juventude.
Mãe, salva-me.
Mil perigos me assaltam na vida.
Mãe, enche-me,
De esperança, de amor, e de paz…
Mãe, guia-me,
Pois nas sombras não vejo o caminho.
Mãe, leva-me,
Que a teu lado, feliz, cantarei.


Mãe, uma flor…
Uma flor com espinhos é bela.
Mãe, um amor…
Um amor é feliz ao nascer.
Mãe, a sorrir…
Mesmo quando se chora na alma.
Mãe construir
Mesmo quando se volta a cair.
Mãe, sou só teu;
Em teus braços me quero abrigar.

No passado dia 5 de Maio, as crianças do 3.º Ano da Catequese dinamizaram a Celebração do Dia da Mãe. Quiseram apresentar, a toda a nossa Comunidade Cristã, Maria como mulher activa, sempre a caminho. Quiseram, também, dizer o seu SIM a Maria, dizer-lhe que A amam com todo o seu coração e com todas as suas forças… Ao longo da celebração foi feita uma pequena homenagem às suas próprias mães.

A Paróquia do Ferro, o Pároco e os Catequistas aproveitam para desejar muitos parabéns às crianças do 3.º Ano de Catequese: Ana Filipa Farinha, Beatriz Mendes, Bruno Batista, Carolina Forte, Catarina Ribeiro, Cristiana Martins, Cristiano Cardina, Daniela Raposo, David Melfe, Diogo Pombo, Filipa Jesus, Jaime Gaspar, João Cleto, Lina Rodrigues, Margarida Cunha, Margarida Rodrigues, Mariana Forte, Miguel Marques, Vera Cunha, Vitória Anastácio.
Agradecemos o excelente trabalho desempenhado pelos catequistas Bruno Mateus, Sofia Félix e Hélder Caetano (deixando passar a modéstia de agradecer a mim próprio :) ).

1 comentário:

Jorge Cunha disse...

Estava tardando a notícia. Tal só pode, realmente, ter sido pela modéstia do catequista.
Parabéns, tanto aos meninos e meninas, como aos catequistas. Tem sido e espero que continue a ser um excelente trabalho. Bem hajam.
Já agora, uma homenagem muito sentida a todas as mães e à Maior de todas a Nossa Mãe do Céu.