quarta-feira, 19 de junho de 2013

Domingo XII do Tempo Comum

A liturgia deste dia reavalia a nossa condição de vida enquanto cristãos, recordando a construção da Igreja pelo esforço dos fiéis.

Na primeira leitura (Zac 12, 10-11; 13, 1) Zacarias anuncia a libertação e renovação de Jerusalém; mas essa salvação custará dores e lamentos.

Na segunda leitura (Gal 3, 26-29) o apóstolo S. Paulo afirma que pela fé e pelo baptismo, os cristãos estão revestidos de Cristo; formam todos, seja qual for a sua origem natural, o povo descendente de Abraão, herdeiros das promessas a ele feitas por Deus.

No Evangelho (Lc 9, 18-24) S. Pedro reconhece que Jesus é o Messias de Deus, o profeta anunciado desde os tempos antigos, o Ungido pelo Espírito Santo, o Enviado pelo Pai. É Ele que vem dar a vida pela salvação dos homens.

Olhando para a cruz, vemos a figura de Jesus crucificado e trespassado pela lança do soldado. O seu Coração assim aberto tornou-se fonte de água viva, de salvação e de graça, para os que para Ele olharem com fé e amor. Para sermos seus discípulos, devemos assim seguir o caminho que Ele indicou: o caminho da salvação.
Na Eucaristia deste dia são apresentados à comunidade os jovens da paróquia que receberam o Sacramento da Confirmação no passado dia 26 de Maio.

Sem comentários: