domingo, 14 de novembro de 2010

Caim, o primeiro criminoso

O homem uniu-se a Eva, sua mulher: ela concebeu e pôs no mundo Caim. Então, ela disse: «Dei a vida a um homem com a ajuda do Senhor!» A seguir, pôs no mundo Abel, irmão de Caim. Abel tornou-se pastor, e Caim cultivava a terra.

Passados tempos, Caim apresentou produtos da terra em oferenda ao Senhor. Por seu lado, Abel apresentou os primeiros cordeirinhos do seu rebanho, oferecendo deles as melhores partes. O Senhor voltou o seu olhar para Abel e a sua oferta, mas retirou o olhar de Caim e da sua oferta.

Caim ficou muito irritado e mostrava um rosto abatido. O Senhor disse a Caim: «Porque estás irritado, porquê esse rosto abatido? Se tu agires bem, voltarás a erguer o rosto. Mas se agires mal, o pecado deitar-se-á à tua porta. Ele espreita-te, mas tu deves dominá-lo.»


Caim disse a seu irmão Abel: «Vamos passear pelos campos.» E, quando estavam no campo, Caim lançou-se sobre o seu irmão Abel e matou-o.
O Senhor disse a Caim: «Onde está o teu irmão?» Caim respondeu: «Não sei. Serei eu o guardião do meu irmão?» O Senhor replicou: «Que fizeste? A voz do sangue do teu irmão grita da terra até mim! Então, agora, sê amaldicoado pela terra que abriu a boca para beber o sangue de teu irmão, sangue que tu próprio derramaste. Podes cultivar a terra, mas ela não produzirá nada para ti. Tu serás errante, um vagabundo através do mundo.» Então Caim disse ao Senhor: «Este castigo é superior às minhas forças! Eis que hoje me baniste da minha terra. Devo esconder-me longe de ti, serei errante, um vagabundo através do mundo, e o primeiro a encontrar-me matar-me-á.» O Senhor respondeu-lhe: «Se alguém matar Caim, Caim será vingado sete vezes.» E o Senhor colocou um sinal sobre Caim para o preservar de ser morto pelo primeiro que o encontrasse.

Deus rejeita os camponeses?
Nunca saberemos por que Deus aceitou a oferta de Abel e não a de Caim. Não há dúvida de que a narrativa manifesta, por parte do autor ou dos autores, uma preferência pela profissão de pastor de rebanhos em detrimento da de agricultor. Na sua discussão com Caim, Deus não diz as suas razões em aceitar ou recusar uma oferta, e não responde ao debate entre pastores e agricultores.
Não é a profissão, mas antes a reacção de Caim que origina o problema: primeiro a sua irritação, como se tivesse todos os direitos e todos os méritos diante de Deus, e sobretudo, a violência que conduziu ao assassinato do seu irmão.

Pecado - Pensa-se, por vezes, que cometer um pecado é escolher fazer algo de mal. Esta definição não é correcta. O pecado, na Bíblia, consiste fundamentalmente em se afastar de Deus livre e voluntariamente. Em vez de escolher o caminho de Deus indica para ir para junto dele, prefere-se seleccionar outro, isto é, escolhemos ''afastar-se'', ''errar'', ''desviar-se'' para longe dele.

A tradição das ofertas
As ofertas são presentes que se dão a uma divindade. Elas permitem, por exemplo, ao crente agradecer a Deus o nascimento de um filho ou os produtos da terra. Assim, os povos antigos tinham por hábito oferecer, em cada ano, os primeiros produtos da colheita e os primeiros cordeiros dos rebanhos.

Caim é castigado, mas continua a ser protegido
O pecado de Adão e Eva era uma desobediência directa à ordem dada por Deus, relativamente à árvore do bem e do mal. O pecado de Caim aparece como a primeira falta cometida contra um ser humano. No momento em que a narrativa é escrita, a humanidade conta vários milénios, e a violência está já tristemente inscrita no coração da sua história. A ''maldição'' de Caim é a denúncia suprema de toda a forma de violência assassina dirigida contra os seus semelhantes. Mas Deus não comete o erro de responder à violência com violência. Apesar da sua falta, Caim continua a ser um ser humano a quem Deus entende proteger.

Sem comentários: