quinta-feira, 27 de maio de 2010

Santíssima Trindade

A liturgia deste dia, com a Festa da Santíssima Trindade, é um convite para contemplar "um Deus em três pessoas", que é amor, que é família, que é comunidade e que criou os homens para os fazer comungar nesse mistério de amor.

A primeira leitura (Prov 8, 22-31) fala-nos do Pai, aquele que tomou a iniciativa de criar e salvar os homens, destinando-os a uma felicidade eterna, na sua família.

A segunda leitura (Rom 5, 1-5) apresenta-nos o Filho, aquele que realizou essa obra de salvação, com a sua vinda ao mundo e a sua fidelidade até a morte.

O Evangelho (Jo 16, 12-15) mostra-nos o Espírito Santo, o Amor que une o Pai com o Filho, aquele que foi infundido no coração de todos os cristãos no Baptismo.

Terminamos a reflexão deste dia com algumas palavras do Catecismo da Igreja Católica: "Deus deixou vestígios desse mistério na Criação e no Antigo Testamento, mas a intimidade de Deus Trindade constitui um mistério inacessível à inteligência humana e até mesmo à fé de Israel... Esse mistério foi revelado por Jesus Cristo e é a fonte de todos os outros mistérios".

Sem comentários: