quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Domingo I da Quaresma


A liturgia deste dia convida-nos a repensar as nossas opções de vida e a tomar consciência das tentações que nos impedem de renascer para a vida nova.

Na primeira leitura (Deut 26, 4-10) Moisés convida o Povo de Israel a renovar os compromissos da Aliança antes de entrar na Terra Prometida, oferecendo ao Senhor os primeiros frutos da terra, num acto de “profissão de fé” no Senhor, que o livrou do Egipto.

A segunda leitura (Rom 10, 8-13) fala-nos da tentação dos que pensam que a Salvação é conquista nossa, não um dom gratuito de Deus; é necessário reconhecê-lo como o “Senhor” e acolher no coração a salvação que, em Jesus, Deus nos propõe.

O Evangelho (Lc 4, 1-13) apresenta-nos as tentações de Jesus; Ele nega o materialismo, nega o poder, nega o caminho mais fácil, mas pelo contrário, inicia um projecto de renúncia e de libertação, que continua até aos dias de hoje.

Deus tem um plano para cada um de nós, mas as tentações procuram desviar-nos do caminho traçado. Nesta Eucaristia as crianças do 4.º Ano de Catequese celebram a Festa da Palavra. Procuremos nesta Quaresma manter-nos fiéis à Palavra de Deus.

Sem comentários: