quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

I Domingo da Quaresma

A Quarta-Feira de Cinzas marca o início da Quaresma, que terminará com a Páscoa. Nesta época, propomos um conjunto de atitudes que podemos desenvolver e praticar, ao longo destes 40 dias. Chamamos-lhe “atitudes quaresmais”: atenção, oração, libertação, doação, penitência e .


Era tentado por Santanás e os Anjos serviam-no.


Naquele tempo, o Espírito Santo impeliu Jesus para o deserto. Jesus esteve no deserto quarenta dias e era tentado por Satanás. Vivia com os animais selvagens e os Anjos serviam-n’O. Depois de João ter sido preso, Jesus partiu para a Galileia e começou a pregar o Evangelho, dizendo: «Cumpriu-se o tempo e está próximo o reino de Deus. Arrependei-vos e acreditai no Evangelho.»

(Mc 1, 12-15)



ATENÇÃO


A Quaresma é um tempo de arrependimento, um caminho de conversão. Ao iniciar este tempo, será útil desenvolver uma atitude de atenção, de concentração e observação interior.
“Dá atenção a ti mesmo para dares atenção a Deus”, comenta S. Basílio. Deste modo, olhamos o nosso desejo, as nossas expectativas, o nosso amor. Esta atenção luta contra os pensamentos que nos distraem, que nos afastam do essencial. A atenção é a diligente sentinela do nosso coração. Impedindo a entrada a afectos intrusos, ela assegura um processo de purificação que, em si, é já oração.
Efectivamente, a atenção é um estado de vigília, de lucidez, que se opõe aos impulsos do espírito humano que tendem a embrutecê-lo, como a preguiça, a negligência, a superficialidade, a dispersão. O exercício da atenção não é fácil, mas confere realidade àquilo que verdadeiramente esperamos e desejamos.
Numa perspectiva de espírito da Quaresma, seria bom que cada um de nós levasse a cabo um exercício de reflexão, dando atenção a si próprio, aos seus pensamentos, desejos, projectos, atitudes…e também a Deus que nos fala na Sua Palavra e nos acontecimentos.
Na Eucaristia Vespertina deste dia, as crianças do 4.º ano de Catequese realizam a Festa da Palavra, recordando a importância da Bíblia e do que esta nos ensina. Escutando a Palavra de Deus, ficaremos assim centrados no que realmente queremos, e uma atenção profunda vai dando lugar a uma oração contínua. Então, poderemos dizer como S. Paulo: “Já não sou eu que vivo, é Cristo que vive em mim”.


Onde quero concentrar a minha atenção?

Sem comentários: