sábado, 20 de novembro de 2010
quinta-feira, 18 de novembro de 2010
Festa do Acolhimento
domingo, 14 de novembro de 2010
Festas da Catequese Paroquial do Ferro - 2010/2011
13/10/2010 - Festa do Acolhimento (1º Ano)
29/01/2011 - Festa das Bem Aventuranças (7º Ano)
12/02/2011 - Festa da Palavra (4º Ano)
19/03/2011 - Festa do Pai Nosso (2º Ano)
02/04/2011 - Festa do Credo (5º Ano)
29/05/2011 - Profissão de Fé (6º Ano)
04/06/2011 - Festa da Vida (8º Ano)
04/06/2011 - Festa do Espírito Santo (9º Ano)
23/06/2011 - Primeira Comunhão (3º Ano)
(a marcar) - Crisma (10º Ano)
Caim, o primeiro criminoso
O homem uniu-se a Eva, sua mulher: ela concebeu e pôs no mundo Caim. Então, ela disse: «Dei a vida a um homem com a ajuda do Senhor!» A seguir, pôs no mundo Abel, irmão de Caim. Abel tornou-se pastor, e Caim cultivava a terra.
Caim ficou muito irritado e mostrava um rosto abatido. O Senhor disse a Caim: «Porque estás irritado, porquê esse rosto abatido? Se tu agires bem, voltarás a erguer o rosto. Mas se agires mal, o pecado deitar-se-á à tua porta. Ele espreita-te, mas tu deves dominá-lo.»
domingo, 7 de novembro de 2010
O homem é expulso
A serpente era o mais astuto de todos os animais dos campos que o Senhor Deus havia criado. Ela disse à mulher: «Então, Deus disse-vos: "Vós não comereis de nenhuma árvore do jardim?"» A mulher respondeu à serpente: «Nós comemos os frutos das árvores do jardim. Mas sobre a que está no meio do jardim, Deus disse: "Desta não comereis, não lhe tocareis, senão morrereis."» A serpente disse à mulher: «Nada disso! Vós não morrereis! Mas Deus sabe que, no dia em que comerdes dessa árvore, os vossos olhos abrir-se-ão, e vós sereis como deuses, conhecedores do bem e do mal.» A mulher apercebeu-se de que o fruto da árvore devia ser saboroso, que tinha um aspecto agradável e era desejável, uma vez que dava inteligência. Ela tomou o fruto e comeu-o. Deu também ao seu marido e ele comeu-o. Então abriram-se-lhes os olhos e viram que estavam nus. Coseram folhas de figueira e fizeram tangas.
Ouviram o Senhor Deus que passeava pelo jardim, na brisa do dia. O homem e a mulher esconderam-se dos olhos do Senhor Deus entre as árvores do jardim. O Senhor Deus chamou o homem e disse-lhe: «Onde estás?» O homem respondeu: «Ouvi-te no jardim, tive medo porque estou nu e escondi-me.» O Senhor replicou: «Quem te disse que estavas nu? Eu proibi-te de comer o fruto da árvore; será que tu o comeste?» O homem respondeu: «A mulher que tu me deste, foi ela quem me deu o fruto da árvore, e eu comi-o.» O Senhor Deus disse à mulher: «Que fizeste?» A mulher respondeu: «A serpente enganou-me, e eu comi.» Então, o Senhor Deus disse à serpente: «Por teres feito isto, serás amaldiçoada entre todos os animais domésticos e todos os animais selvagens dos campos. Rastejarás sobre o ventre e comerás a poeira todos os dias da tua vida. Criarei hostilidade entre a mulher e tu, entre a sua descendência e a tua descendência: a sua descedência esmagar-te-á a cabeça, e tu atingir-lhe-ás o calcanhar.»
Em seguida, o Senhor Deus disse à mulher: «Multiplicarei os sofrimentos da tua gravidez, entre dores darás à luz os teus filhos. O desejo levar-te-á para junto de teu marido, e ele dominará sobre ti.»
Por fim, disse ao homem: «Por teres escutado a voz da tua mulher, e teres comido o fruto da árvore que eu te tinha proibido de comer: maldita seja a terra por tua causa! À força de sofrimento tirarás dela o alimento todos os dias da tua vida. Ela produzirá espinhos e cardos, mas tu terás o teu alimento cultivando os campos. É com o suor do teu rosto que ganharás o teu pão, até que regresses à terra de onde vieste; porque tu és poeira e regresserás à poeira.»

O homem chamou à sua mulher Eva (que significa a que vive), porque ela foi a mãe de todos os viventes. O Senhor Deus fez túnicas de pele para o homem e a mulher se vestirem. Depois o Senhor Deus declarou: «Eis que o homem se tornou como um de nós, por causa do conhecimento do bem e do mal! Agora, não permitamos que ele estenda a mão e colha também o fruto da árvore da vida, que o coma e viva eternamente!» Então, o Senhor Deus expulsou-o do jardim do Éden, para trabalhar a terra de onde fora tirado. Ele expulsou o homem, e colocou, a oriente do jardim do Éden, os Querubins armados com espada flamejante, para guardar o acesso à árvore da vida.
A mulher é responsável pelos males do mundo?
Ser expulso do jardim: um acaso?